HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

11/007/2008

Curso de Atenção Humanizada ao Abortamento e o Procedimento AMIU no HGB

Por Thaís Martinelli

A Coordenação Geral de Assistência do Departamento de Gestão Hospitalar do Estado do Rio de Janeiro (DGH), em parceria com a ONG IPAS Brasil, promoveu, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, o Curso de Atenção Humanizada ao Abortamento e o Procedimento AMIU no HGB.

 

Na abertura do evento, voltado para profissionais da área de obstetrícia, o coordenador-geral de assistência do DGH, Dr. Carlos Rubens Cardoso, falou da importância do tema, ressaltando a necessidade de reduzir a taxa de mortalidade materna.

 

As aulas foram ministradas pelo consultor da ONG IPAS Brasil e mestre docente da UNIFESP, Dr. Osmar Colas, que também atua no Hospital Municipal de Campo Limpo Dr. Fernando Mauro Pires Rocha, em São Paulo. “O aborto é a terceira causa de mortalidade materna e 26% das gestações no mundo sofrem aborto e algumas conseqüências do abortamento inseguro são: hemorragia, infecção, traumas físicos e lesões químicas”, disse o Dr. Osmar.

 

Evento teve aulas práticas e teóricas

 

No dia 31, foram debatidas as seguintes questões: a situação do abortamento no Brasil; violência sexual; abortamento legal; a importância do projeto de aborto do Ministério da Saúde; taxas de mortalidade materna devido ao número de abortos realizados ilegalmente; redução de abortos e iniciativas de como reduzi-los; diagnóstico e conduta em diferentes situações.

 

Além disso, estiveram presentes no evento, o representante do IPAS no Estado do Rio de Janeiro, Dr. Paulo Azevedo; a chefe do Centro de Atenção à Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente do HGB, Dra. Célia Vianna Rossi e demais profissionais da área de saúde dos Hospitais Andaraí, Servidores do Estado, Geral de Bonsucesso e do DGH. “O tema abordado neste curso é de muita importância para o nosso país e espero que os profissionais se beneficiem com as informações obtidas nas aulas”, disse Dra. Célia.

 

No dia 1º de novembro, os médicos e enfermeiros participaram de treinamento e prática clínica em AMIU (Aspiração Manual Intra-Uterina) no Centro Cirúrgico da Unidade. Segundo a consultora da IPAS, enfermeira e supervisora do Hospital Municipal de Campo Limpo, Renata Soares da Silva, esta técnica é diferenciada, traumatiza menos a paciente, reduz o tempo de internação, a dor e qualquer tipo de infecção.

 

O evento irá acontecer em mais 19 estados do Brasil e o Rio de Janeiro foi o quinto estado escolhido para receber o curso, que atendeu todos os Hospitais Federais com Maternidade.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
349822 visitantes