HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

11/17/2008

Comemoração de 10 anos da UI Neonatal emociona

Por Thaís Martinelli

Thaís Martinelli


Em comemoração aos 10 anos da Unidade Intermediária (UI Neonatal) do HGB, 13 de novembro, a Direção-Geral da Unidade, em parceria com o Serviço de Neonatologia, promoveu um evento que contou com a presença de profissionais que fizeram e ainda fazem parte da história do setor.

Na abertura, a responsável pelo Centro de Atenção à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, Dra. Célia Vianna Rossi; a responsável pelo Serviço de Neonatologia, Dra. Maura Rodrigues de Castilho; o assessor da Divisão Médico-Assistencial, Dr. Roberto Guimarães, e a diretora-geral da Unidade, Dra. Sandra Azevedo falaram sobre o trabalho desenvolvido no setor e o que ele representa para o Hospital.

 

Dra. Sandra ressaltou que a parceria dos obstetras com os profissionais da UI é de extrema importância, lembrou também que o sucesso da UTI da Unidade foi reflexo do trabalho fantástico realizado na UI e parabenizou toda a equipe. “Temos certeza que muitas crianças que estão na UI estariam internadas pelos CTI’s de outras Unidades. Aqui podemos dar uma atenção especial a elas. Não estamos comemorando os anos da UI, mas o sucesso dela”, disse a diretora.

 

Já o assessor da DMA, Dr. Roberto, falou da sua experiência como obstetra da Unidade. “Estou emocionado com todo o trabalho realizado. A luta já era anterior e se formalizou agora. Queria representar aqui todos os profissionais da obstetrícia e agradeço a eles e aos profissionais da UI essa parceria”, disse o médico.

 

Emoção

 

Em um momento emocionante, Dra. Maura ressaltou que todos fazem parte da história da UI. “Somos um Serviço de Neonatologia desejado por muitas Unidades e essa comemoração está servindo para que possamos além de celebrar toda a evolução do setor, mostrar o que somos e o que fazemos dentro do HGB”. Além disso, a médica fez uma apresentação do setor, com fotos dos eventos promovidos pelo serviço, além de toda a equipe que compõe a UI. Também apresentou dados que destacaram uma melhora significativa na qualidade dos serviços prestados na UI e homenageou profissionais que estiveram a frente do setor.

 

Profissionais lembraram de momentos marcantes dos 10 anos do setor

 

Dra. Célia falou da evolução do setor, da trajetória do local e de situações vividas na UI, que foi seu lugar de origem. “Durante muito tempo tive que explicar às pessoas que a UI não é mais um berçário. Nossos profissionais são muito experientes e graças à UI contribuímos para a sobrevivência de muitos bebês”, disse ela.

 

Dra. Margareth Barold Medeiros Bomfim, que já foi responsável pelo Serviço, entrou na UI em 2000 e hoje não atua mais na Unidade, falou dos momentos que passou no setor. “Adorei trabalhar no HGB e tenho orgulho de dizer que fui funcionária do Hospital”, disse ela, que lembrou ainda a criação do Cartório, possibilitando o registro dos bebês antes mesmo de sairem da maternidade, e do Cantinho da Amamentação. A médica leu para todos uma mensagem sobre confiança, sinceridade e transparência. “A partir do momento que conquistamos a confiança das mães tudo começa a dar certo”, disse ela.

 

Dra. Maris Stella Seixas Alonso, que também foi responsável pelo setor durante anos, ressaltou que é raro uma UI localizada em um hospital geral e por este motivo a UI é diferenciada. Para ela, o que representa mesmo o serviço são as pessoas que trabalham nele, que não perderam o encantamento pela criança, o carinho e a delicadeza de pegar um bebê no colo. Ainda segundo a Dra. Stella, a UI tem uma equipe que trabalha junto e conta também com outros serviços da Unidade. “Fico muito feliz por ter sido convidada para este dia. Saber que a UI está caminhando me faz sentir muito orgulho de fazer parte dessa história. Vi profissionais se aperfeiçoando para dar uma assistência clínica diferenciada, com um novo conceito da UI e nova abordagem do recém-nascido. Estarei voltando em breve”, ressaltou a médica.

 

Missa em Ação de Graças celebra os 10 anos da UI                            

 

Após as homenagens, o Serviço de Neonatologia ofereceu uma Missa em Ação de Graças pelos 10 anos do setor. Estiveram presentes na celebração, a Direção-Geral da Unidade, representantes do Serviço Social, Psicologia, Hotelaria, Pediatria, profissionais da UI e convidados.

 

Além disso, mães que estavam com seus filhos internados na Unidade também prestigiaram o evento. Cíntia Araújo Gomes, mãe de Camile Vitória, 2 meses, disse estar muito satisfeita com o trabalho. E Adriana da Silva, mãe de gêmeas de 17 dias internadas na UTI, disse que o trabalho da equipe do Hospital é excelente e os bebês são tratados com muito carinho.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
349276 visitantes