HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

006/005/2003

Biblioteca Viva: livros e natureza



Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, os mediadores do Projeto Biblioteca Viva em Hospitais organizaram, no dia 04 de junho, mais uma surpresa para as crianças que são atendidas pelos serviços de Ambulatório (prédio 6/2° andar) e Pediatria do HGB (prédio 2/3° andar). Através do relato de histórias e fábulas infantis e da distribuição de flores, dez integrantes do Projeto realizaram atividades que não só estimulam a leitura, mas que também conscientizam sobre a importância de preservar a natureza.

Apesar de ainda estar aprendendo a ler, Bianca Souza Andrade, 06 anos, olhava atenta as páginas do livro. “Gosto dos desenhos”, disse. Já sua irmã gêmea, Beatriz, falou que gostava mesmo era de ler. “A história é bem legal”, conta. A avó das meninas, Arlene Batista de Souza, considera esta iniciativa de grande utilidade: “Além de incentivá-las a leitura, também as distraí até a hora da consulta”, diz. Elizabete, mãe das meninas, concorda: “achei esta atividade é muito boa, pois desperta o interesse delas”. Fabiola Lopes Cabral, mãe de Alafre, de apenas 9 meses, caracterizou como saudável a atitude dos mediadores, que folhearam as paginas do livro para seu filho. “É bom, porque o contato do bebê com o livro, ajuda a ter o hábito no futuro”, explica.

No entanto, o que mais chamou a atenção dos mediadores foi o caso de Bianca dos Santos Ramos, 8 anos. Apesar de ser surda e muda, ela ficou interessada e, ao mesmo tempo encantada com o livro folheado pela professora da Classe Hospitalar, Vera Regina Gomes de Deus. “Ela adorou o livro. Tanto que a mãe dela veio buscá-la para a consulta mas ela bateu pé para não ir. Ficou o tempo todo ao meu lado”, conta a professora, admirada com o alcance do Projeto. “O Biblioteca Viva é belíssimo, pois vai além das dificuldades enfrentadas pelas crianças. O livro ultrapassa qualquer barreira”, afirma.

O Biblioteca Viva conta com a participação de 24 mediadores, que disponibilizam alguns minutos do seu tempo para ler para as crianças atendidas pelo Hospital. Angela Petersohn da Silva Paes, chefe do Serviço de Saúde Comunitária e coordenadora do Projeto no HGB, afirma que toda ajuda é bem-vinda: “Este Hospital é muito grande, e cada voluntário que queira integrar o projeto será importante para nós”, afirma. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3977-9561 ou no Serviço de Saúde Comunitária (prédio 4/ 3° andar).

Veja a galeria de fotos

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
304262 visitantes