HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

12/14/2009

Pediatria discute cuidados paliativos

Por Thiago Ribeiro

Thiago Ribeiro


No dia 10 de dezembro, o Serviço de Pediatria do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) realizou o Fórum de Cuidados Paliativos Pediátricos. Durante o evento, foi apresentado um Estudo de Caso ocorrido na Emergência da Unidade, com palestra sobre Bioética e debate com profissionais da área.

 

O fórum teve início com a Mesa de Abertura, que foi formada por: Dra. Sandra Azevedo, diretora-geral do HFB; Dra. Ivany Iparraguire, chefe do Serviço de Pediatria; Dr. Baltazar Fernandes, presidente do Corpo Clínico; Dra. Rosângela Magalhães, membro efetivo da Comissão de Ética Médica; e Dra. Célia Vianna Rossi, coordenadora da Maternidade.

 

Na apresentação de Caso Clínico, Dra. Aline dos Santos, médica residente do Serviço de Pediatria do HFB, relatou o caso de uma criança de 4 anos que deu entrada na Emergência do HGB, com posterior diagnóstico de tumor de tronco encefálico.

 

Dando continuidade, o coordenador de Bioética do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, Dr. Arnaldo Pineschi, falou sobre a prática da Bioética nos hospitais. Segundo o médico, o “profissional de saúde sempre tem que tomar decisões, e estas dependem de vários aspectos, que envolvem questões científicas e pessoais”. Ele também explicou os modelos de relação entre médico e paciente, assim como as etapas do processo de comunicação de más notícias do profissional de saúde aos familiares dos pacientes.  

 

Finalizando a discussão, profissionais de diferentes unidades de saúde participaram de um debate em que discutiram questões relativas à assistência de casos pediátricos, que envolvem a necessidade de cuidados paliativos ao paciente. Segundo Dra. Ivany Iparraguirre, o objetivo da discussão é melhorar o fluxo de atendimento pediátrico, desde a atenção básica até os casos mais complexos, como o relatado no Caso Clínico apresentado no Fórum. Participaram do debate: Dra. Ivany Iparraguirre (HFB), Dra. Maria Tereza Costa (INCA), Dra. Maria Lúcia Lessa (Instituto Nacional do Câncer), Dra. Selene Bezerra (Departamento de Gestão Hospitalar), Dra. Vera Lúcia Romay (HFB), Dra. Maristela Seixas (Núcleo Interno de Regulação/HFB), Dra. Maria Anna Brandão (HFB), Dr. Paulo Perez (Hospital Municipal Jesus), Dr. Gil Batista (Hospital dos Servidores do Estado).  

 

Voltar

21/04/2019 - INAUGURAÇÃO DE SERVIÇO

21/04/2019 - COLOCAÇÃO DE PRÓTESE FONATÓRIA

21/04/2019 - DIA DO OBSTETRA

21/04/2019 - AÇÃO INTEGRADA PARA HOSPITAIS FEDERAIS

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
336807 visitantes