HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

002/003/2010

Troca de experiências no Programa de Diabetes do HFB

Por Ana Elisa Moraes

O melhor resultado para o tratamento de uma doença incurável pode ser obtido quando quem a possui procura ter conhecimento sobre ela. Para facilitar este aprendizado, o Programa de Diabetes do HFB realiza dois encontros mensais com os usuários onde diferentes tópicos são abordados sobre: alimentação saudável, formas de evitar complicações da Diabetes, farmacológicos, aplicação de Insulina, aparelhos usados para medição da glicemia capilar, entre outros.

No primeiro encontro do ano, dia 02 de fevereiro, as falas foram dos usuários mais antigos e dos recém-cadastrados no Programa. Foi a forma encontrada pelos profissionais da equipe multidisciplinar para valer a proposta do dia − A Troca de Experiências.

Solidariedade para vencer desafios

A timidez inicial dos usuários para compartilhar as experiências vividas foi vencida pelo prazer de ajudar ao outro, que também tem diabetes. A cada depoimento ou dica citada, a equipe que supervisionava o encontro fazia as considerações cabíveis. Tudo através de um clima de informalidade e responsabilidade.

O acolhimento somado à preocupação dos familiares, a relação no trabalho e a vida social foram os itens mais mencionados na reunião. Estiveram presentes crianças, adolescentes, adultos e familiares de pessoas diabéticas.

Saiba mais sobre o Programa de Diabetes

No HFB, o Programa de Diabetes do Hospital envolve o atendimento no Ambulatório e no Centro de Atenção ao Pé Diabético (CAPEDI) que tem como objetivo fazer prevenção no pé do paciente com o risco de amputar o membro.

A equipe do HGB conta com o apoio pedagógico da Coordenação de Atenção Comunitária e Voluntariado (CAC) e é composta por profissionais das áreas de Cirurgia Vascular, Endocrinologia, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição. Além da Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Secretaria.

Os encontros, voltados aos usuários e familiares que fazem parte do Programa, acontecem sempre às 9h, no Auditório da Anatomia Patológica (prédio 5/ 3º andar), interessados no tema também podem participar. Mais informações sobre as próximas reuniões pelos telefones 3977-9789 e 3977-9792.

Voltar

21/04/2019 - INAUGURAÇÃO DE SERVIÇO

21/04/2019 - COLOCAÇÃO DE PRÓTESE FONATÓRIA

21/04/2019 - DIA DO OBSTETRA

21/04/2019 - AÇÃO INTEGRADA PARA HOSPITAIS FEDERAIS

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
336539 visitantes