HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

18/05/2010

Programas de Residência Médica recebem prêmio

Por Fábio Borges

Nesta segunda-feira (17/05), a Direção-Geral do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) premiou as clínicas que obtiveram o primeiro lugar no ranking de escolha dos residentes do concurso realizado neste ano. Foram homenageados as chefias das clínicas e suas respectivas preceptorias. A diretora-geral da Unidade, Dra. Sandra Azevedo, lembrou da importância da humildade para o aprendizado. “Não tenham medo de dizer ‘eu não sei’”, recomendou. A médica ainda mencionou todos os serviços multidisciplinares e administrativos presentes no auditório para lembrar que “sem eles, nossos residentes não seriam tão bons”, em referência à importância do trabalho de cada setor para a excelência dos serviços oferecidos pelo Hospital.

O presidente do Centro de Estudos do HFB, Dr. Paulo Fernandes, falou do seu estímulo à pesquisa, à Educação Continuada e a toda a atividade de ensino realizada no Hospital. “Estamos preparados para atender todas as necessidades dos residentes, este é o nosso papel”, disse. O presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, Dr. Jorge Darze, também participou da cerimônia de entrega das premiações. Ele lembrou que em sua juventude, foi residente no HFB. “Também me considero homenageado, porque também integro o Corpo Clínico deste Hospital”, afirmou, e logo depois falou sobre a importância da Residência Médica. “Costumo dizer que a Residência Médica é patrimônio do povo, porque estes médicos lutaram para que o Congresso legislasse sobre o assunto e para que o programa fosse criado”, lembrou, alertando ainda que “o programa é financiado com verba pública”.

A diretora-médica do HFB considerou que “o treinamento em serviço é a melhor forma de aprendizado”, lembrando ainda que o médico precisa estudar continuamente durante toda a sua carreira para se manter atualizado e oferecer um serviço cada vez mais qualificado para seus pacientes. O representante do Cremerj, Dr. Fernando Armindo, fez questão de destacar que “o Hospital de Bonsucesso é caracterizado como Hospital de Excelência e tem a residência muito cobiçada”. O médico também lembrou que “muitos médicos que foram residentes aqui, hoje são chefes de serviços, como os homenageados Dr. Jamil e Dr. Baltazar.

Dr. Carlos Alberto Machado, presidente regional dos Centros de Estudos do Rio de Janeiro, aconselhou aos médicos que se dedicassem ao trabalho e aos estudos “com entusiasmo e emoção, que são os temperos da vida e também a matéria prima das grandes direções deste Hospital”.

No encerramento, o diretor da Rede Hospitalar Federal no Rio de Janeiro, Dr. Oscar Berro, que também representa o ministro da Saúde, falou sobre o trabalho de reestruturação das unidades federais do Rio de Janeiro, que “está promovendo a maior transformação na Saúde do Estado em 20 anos, com reformas nas estruturas dos hospitais e aquisição de novos equipamentos”. E depois emendou com a valorização do profissional, lembrando que “não adianta arrumar os prédios e comprar equipamentos se não investirmos no profissional de saúde, em vocês”.

Após a cerimônia houve uma confraternização com todos os participantes do Gabinete da Direção.

Clínicas, chefias e preceptorias homenageadas no evento:

Cirurgia Geral I: Chefia: Dr. Baltazar Fernandes
Preceptoria: Dr. Flávio Antônio de Sá Ribeiro

Cirurgia Geral II: Chefia: Dr. Roberto Jamil Muharre
Preceptoria: Dr. Armindo Fernando Costa

Serviço de Nefrologia: Chefia: Dra. Deise de Boni Monteiro de Carvalho
Preceptoria: Dr. Luiz Fernando Christiani

Serviço de Gastroenterologia: Chefia: Dr. João Luís Pereira
Preceptoria: Dr. João Luís Pereira

Cirurgia Vascular: Chefia: Dr. Hermógenes Petean Filho
Preceptoria: Fábio Lemos Campedelli

Neurocirurgia Chefia: Dr. José Damian Guasti
Preceptoria: Dr. Benjamin Franklin Silva

Voltar

9/16/2014 - Carne vermelha pode ser prejudicial à saúde

9/1/2014 - 31 de Agosto: Dia do Nutricionista

8/28/2014 - Ginecologista do HFB ganha prêmio no Maranhão

8/26/2014 - Psicólogos comemoram seu dia

8/22/2014 - Endometriose traz graves danos ao organismo feminino

8/15/2014 - Núcleo de Qualidade do HFB apresenta pesquisa

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
256887 visitantes