HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

11/10/2010

Dia Nacional da Saúde Bucal

Por ASCOM/ DGH

No dia 25 de outubro de 1884 era assinado o decreto nº 9.311, que criou os primeiros cursos de odontologia do Brasil, no Rio de Janeiro e na Bahia. Por isso, a data foi instituída como o Dia Nacional da Saúde Bucal ou - para homenagear o profissional - o Dia do Dentista. O objetivo é conscientizar a população da importância da prevenção e do tratamento preventivo, que servem para evitar não só as famigeradas dores de dentes como diversas doenças graves causadas pelas bactérias que se desenvolvem na boca.

Pensando nisso, o Serviço de Odontologia do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) deu início ao projeto Odonto-Leito, que objetiva atender pacientes internados em estado grave e que não têm condições de fazer a higiene oral. Os dentistas realizam um trabalho preventivo e curativo, com a adequação do meio bucal do paciente através de limpeza, remoção de tártaro e extração de dentes comprometidos.

- É um trabalho bastante difícil, porque é feito em doentes em estado grave. A maior parte deles está em coma. Os procedimentos reduzem as bactérias do meio bucal e possibilitam um menor índice de doenças como a pneumonia, por exemplo. Já temos números que mostram, inclusive, que a permanência no leito diminui – afirma o dentista Vitor Novaes, chefe do serviço.

O projeto surgiu após a visita da diretora do HFB, Sandra Azevedo, ao Centro Universitário da Serra dos Órgãos (Unifeso), onde conheceu o trabalho da Faculdade de Odontologia da instituição. A ideia de ter um programa semelhante na unidade foi aceita pelo Serviço de Odontologia, que criou um protocolo de atendimento no leito. Recentemente, o projeto foi implementado também no Hospital Federal do Andaraí (HFA).

Odontologia do HFB

De acordo com Novaes, a Odontologia do HFB está atualmente em seu melhor momento, contando com material de ponta, equipamentos de alto nível e total apoio da direção da unidade. Além de consultas ambulatoriais, o serviço realiza ainda uma média superior a 500 cirurgias por mês, incluindo algumas de alta complexidade, como fraturas por arma de fogo e tumores benignos.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
349734 visitantes