HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

11/18/2010

Serviço de Fisioterapia promove o I Seminário de Fisioterapia do HFB

Por Thaís Martinelli



Em comemoração ao Dia do Fisioterapeuta, 13 de outubro, a Direção-Geral do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), em parceria com o Serviço de Fisioterapia e o Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Pesquisa do HFB, promoveu, nos dias 13 e 14 de outubro, o I Seminário de Fisioterapia da Unidade.

Estiveram presentes na mesa de abertura, a responsável pelo Serviço de Fisioterapia da Unidade, Nadjane Pereira; o assessor da Direção-Geral da Unidade, Moysés Rechtman; o fisioterapeuta do HFB, Farley Campos; o representante da Associação dos Fisioterapeutas do Estado do Rio de Janeiro (AFERJ), Leandro Azeredo; do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais (SINFITO-RJ), Diego Torres; do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO), José Antunes da Fonseca Filho, e da Câmara Técnica, Leonardo Luiz S. da Fonseca.

Dr. Moysés defendeu que toda a equipe participe do degrau de evolução do paciente. “Hoje temos que lutar por várias questões colocadas na Política Nacional de Humanização, como a transversalidade no lugar da verticalização”. Ele lembrou ainda que a Fisioterapia é uma ciência nova, jovem e a sua regulamentação tem 40 anos. “A importância da fisioterapia hoje não é questionada, como foi antigamente. Vivemos um período de grande transição, da sociedade e da saúde”. Segundo ele, as chefias das Clínicas e Serviços da Unidade podem ter certeza de que poderão contar com a Direção-Geral do Hospital nos processos que levam à melhoria do atendimento à população.

Nadjane Pereira, há oito meses na chefia do Serviço de Fisioterapia, lembrou que ainda terá muito trabalho pela frente. “A Fisioterapia do HFB vem crescendo a passos largos e agora estamos dando continuidade ao trabalho que vinha sendo realizado na Unidade”.

Farley também citou o Decreto de Lei de 1968 que reconheceu a profissão. “Temos uma história muito desafiante pela frente. Fazemos parte da fisioterapia que acontece hoje e da que vai acontecer no futuro”, disse. Já Leandro Azeredo apresentou “A Importância da AFERJ no Crescimento Científico e Profissionais da Fisioterapia”, em que ressaltou a questão salarial e a valorização do profissional.

O representante do SINFITO, Diego Torres, parabenizou o Hospital pela iniciativa do evento e desejou a multiplicação do mesmo entre outros hospitais. “Este tipo de ação é importante para o Hospital. O Sindicato precisa de filiados para que possa formar grupos para discutir questões essenciais”, disse ele. José Antunes, presidente do CREFITO há 40 dias, parabenizou a todos pelo momento histórico da Fisioterapia. “O Conselho existe para ajudar o fisioterapeuta. Ele é a proteção da sociedade contra os maus profissionais. Sem saúde não existe trabalho”, concluiu.

Os seguintes temas foram abordados no evento: Atuação da Fisioterapia após Transplante Hepático, Atenção à Saúde da Criança: Impacto dos programas de follow-up em populações sócio-economicamente de risco, Atuação da fisioterapia na prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica, Atualidades nos cuidados respiratórios em crianças com doença neuromuscular/ AME, Atuação da Fisioterapia em Pacientes Vítimas de TRM na fase Hospitalar, Buscando o sucesso na VNI, Interação paciente-ventilador mecânico, Projetos de pesquisa em Fisioterapia Cardiológica no HFB, Assistência ventilatória ao recém-nascido de alto risco e crianças e Terapia de restrição e indução do movimento na recuperação funcional do Membro Superior pós-AVC.

O Serviço de Fisioterapia do Hospital agradeceu a todos os serviços que colaboraram para que o Seminário fosse um sucesso, em especial ao assessor da Direção-Geral da Unidade, Dr. Moysés Rechtman; ao presidente do CEAP, Dr. Paulo Fernandes; a diretora-administrativa, Leila Carvalho, e a equipe da Assessoria de Comunicação Social do Hospital pela competência e agilidade no trabalho.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
284703 visitantes