HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

007/009/2003

Evento discutiu gestão de hospitais de ensino

O diretor-geral do HGB, Dr. Victor Grabois, participou dia 09 de julho em Salvador (BA) do Seminário “Hospitais Universitários: Papel e Inserção no SUS”, promovido pelos Ministérios da Saúde; Educação; Ciência e Tecnologia; e  Planejamento, Orçamento e Gestão,  com o apoio da Comissão Interministerial, criada em maio de 2003, e da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (ABRAHUE). O evento terminou dia 11 de julho e teve como objetivo discutir temas ligados à realidade da gestão e da assistência dessas instituições. O evento contou com as participações dos ministros da Saúde, Humberto Costa, e da Educação, Cristovam Buarque.

HGB é reconhecido como hospital de ensino

A Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (ABRAHUE) aprovou a filiação do Hospital Geral de Bonsucesso (HGB) na instituição, que passa a ser reconhecido formalmente como um hospital de ensino. A decisão foi tomada durante assembléia que aconteceu em 11 de junho, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O evento contou com a presença do Ministro da Saúde, Dr. Humberto Costa, e do Ministro da Educação, Cristovam Buarque. O tema central discutido foi “O papel dos hospitais universitários e de ensino na realidade brasileira: visão do governo Lula”.

O perfil de hospital de ensino tornou-se mais evidente no HGB, a partir das definições de missão e visão de futuro estabelecidos pelo Planejamento Estratégico, em 2000. A partir de maio de 2002, com o convênio firmado entre o Ministério da Saúde e a Universidade Estácio de Sá, colocando o HGB – através de termo aditivo – como Centro de Ensino e Estágio, foi concretizado ainda mais essa característica. Já em maio de 2003, foi criada, através de portaria, a Direção de Ensino e Pesquisa, com o objetivo principal de coordenar as atividades científicas, seja de ensino ou pesquisa, desenvolvidas pelos profissionais da Unidade.

Importância dos hospitais universitários e de ensino

Segundo dados da ABRAHUE, em 2001, os hospitais universitários e de ensino foram responsáveis por cerca de 50% das cirurgias cardíacas, 70% dos transplantes, 50% das neurocirurgias e 65% dos atendimentos na área de malformações craniofaciais. Além do importante papel assistencial, estes hospitais garantem a formação da grande maioria dos estudantes da área de saúde de nível superior do país, assim como a maior parte da residência médica.

Conheça a ABRAHUE

Criada há mais de dez anos, a ABRAHUE agrega mais de 100 hospitais-escola do Brasil e interage com os ministérios da Educação e da Saúde sobre questões como financiamento, o recolhimento e a acreditação dos hospitais universitários. Para fazer parte da Associação é necessário que o hospital tenha atividade de ensino que auxilie na formação de estudantes da área de saúde de nível superior, com presença de alunos nas atividades assistenciais e professores para ensinar os procedimentos. Além disso, é preciso que sejam realizadas atividades de pesquisa, entre outros critérios analisados. Os serviços oferecidos e as atividades exercidas por esses hospitais lhes conferem as três principais funções das universidades: ensino, pesquisa e extensão.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
285503 visitantes