HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

006/22/2011

Dia Mundial do Doador de Sangue



Por Danielle Fernandes

Em 14 de junho comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo da data é reconhecer e valorizar as pessoas que voluntariamente fazem doação de sangue e salvam vidas. O dia também busca sensibilizar o maior números de doadores possíveis através da Campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS). O tema deste ano é "Mais Sangue, Mais Vida" e reforça a necessidade, classificada pela OMS como urgente, de que mais pessoas realizem doações de sangue de forma regular, não apenas esporadicamente.

Apesar de todos os esforços, a disponibilidade de sangue permanece baixa, principalmente nos países da América Latina. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, apenas 1,9% da população do país doa sangue, porém é necessário que de 3 a 5% da população faça isso regularmente. Nesse contexto, é importante conscientizar cada brasileiro para que esse ato de solidariedade se torne regular, e assim, garantir estoque de sangue suficiente para suprir todos os pacientes que precisem de transfusões.

O Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) tem setor de captação de sangue próprio, por isso, precisa que as pessoas venham doar na Unidade para que mantenha o estoque. A necessidade do HFB é de 40 doadores por dia para dar conta da demanda de sangue do Hospital, que realiza mensalmente cerca de 8 mil atendimentos na Emergência, entre acidentados e baleados, e 1.200 cirurgias – a maioria de alta complexidade, como transplante, que precisam de muitas bolsas de sangue. O Banco de Sangue do HFB funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12h, e fica localizado na Av. Londres, nº 616, no térreo do Prédio 4, em Bonsucesso.

Quem pode doar sangue?

Não precisa muito para ser doador. Preenche os requisitos, quem tem entre 18 e 67 anos; pesa mais de 50 quilos; está bem de saúde; não ingeriu bebida alcoólica 12 horas antes da doação; e não está grávida ou amamentando. Não é necessário estar em jejum, recomenda-se evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem à doação. A partir de junho desse ano, também podem se candidatar à doação, adolescentes com 16 e 17 anos, que apresentem consentimento formal do responsável legal.

O voluntário deve comparecer com um documento de identidade com foto e tem direito a uma justificativa da falta ou atraso para apresentar no local de trabalho. Homens podem doar com intervalo mínimo de dois meses, porém até quatro vezes ao ano. Já para as mulheres, esse espaço é de três meses, podendo realizar a doação até três vezes no ano.

O que acontece com o sangue doado? Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são usados para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados. Exemplos de casos que podem ser beneficiados com a doação: mulheres com complicações durante a gravidez e durante o parto; crianças com anemia severa; pessoas com graves traumas provocados por acidentes; pacientes que passam por algum tipo de cirurgia de alta complexidade, como o transplante.

O que acontece depois da doação?

O doador recebe um lanche, instruções referentes ao seu bem estar e poderá posteriormente conhecer os resultados dos exames que serão feitos em seu sangue. Estes testes detectarão doenças como AIDS, Sífilis, Doença de Chagas, HTLV I/II, Hepatites B e C, além de outro exame para saber o tipo sanguíneo. Se for necessário confirmar algum destes testes, o doador será convocado para coletar uma nova amostra e se necessário, encaminhado a um serviço de saúde.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
349477 visitantes