HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

007/19/2011

Cirurgia inédita no HFB



Por Thaís Martinelli

A equipe do Serviço de Ginecologia do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) realizou, no dia 18 de julho, a primeira cirurgia de retirada do útero por videolaparoscopia no Estado do Rio de Janeiro. A single port de histerectomia laparoscópica é um procedimento conduzido por vídeo, que utiliza uma incisão única no umbigo, minimamente invasiva. A operação foi realizada pelo cirurgião do Serviço de Ginecologia do HFB, Dr. Thiago Rodrigues Dantas Pereira, e pelo cirurgião convidado, Dr. Marco Aurélio Pinho de Oliveira, responsável pelo Serviço de Ginecologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ).

Segundo o chefe do Serviço de Ginecologia do HFB, Dr. Luiz Zamagna, o professor Dr. Marco Aurélio foi convidado por ser uma referência nacional e expressão internacional na área ginecológica, atuando na Fiocruz e na Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. O primeiro procedimento single port realizado no mundo foi em 2008, na Índia, e no Brasil em 2009.

O procedimento teve duração de duas horas e contou com três cirurgiões. A paciente, de 46 anos, tinha mioma uterino, sangramento abundante e dor pélvica. Para o Dr. Thiago, o método novo é um avanço em termos de histerectomia por usar apenas uma punção. "A mentalidade do nosso Serviço está focada nos procedimentos minimamente invasivos. Graças aos equipamentos de ponta que temos no Hospital, tais como material de vídeo, pinças, suporte de anestesia, entre outros, foi possível realizar esta cirurgia", disse Thiago.

Dr. Zamagna explicou as vantagens do procedimento ressaltando que a cirurgia single port é realizada através de uma única incisão no umbigo do paciente. "É uma forma de cirurgia videolaparoscópica minimamente invasiva, que geralmente resulta em menos complicações e uma recuperação mais rápida. É esteticamente melhor e a paciente sente menos dor", disse o médico. A paciente terá alta em 24 horas e passa bem.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
285550 visitantes