HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

007/10/2003

Congresso em Fortaleza destaca atividade de transplante no HGB



Profissionais do Hospital Geral de Bonsucesso (HGB) apresentaram 16 trabalhos relacionados ao fígado e 06 ao rim no VIII Congresso Brasileiro de Transplantes, realizado entre os dias 28 junho e 02 de julho, em Fortaleza (CE). O encontro, organizado pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), acontece a cada dois anos. Um dos objetivos do evento foi destacar os mais recentes avanços clínicos, cirúrgicos e de áreas básicas, relacionados aos transplantes de órgãos, tecidos e células.

O Congresso contou com a participação de representantes de quase todos os estados do Brasil e do exterior que expuseram os trabalhos através de sessões plenárias, simpósios, conferências, cursos, mesas-redondas, temas livres e pôsteres. Simultâneo ao Congresso, a ABTO também promoveu o Fórum de Histocompatibilidade 2003, o II Congresso Luso-Brasileiro de Transplantes e o VII Encontro de Enfermagem para Transplantes.

A equipe do HGB foi convidada a participar do Congresso para apresentar 22 pôsteres com temas relacionados aos transplantes hepático e renal em adultos e crianças, bem como de mesas-redondas. Profissionais de outros centros de Saúde que desenvolvem atividades multicêntricas – em parceria com outras unidades -, também citaram o nome de profissionais do Hospital em suas apresentações.

Grande parte do material foi elaborada em conjunto pela equipe representada por médicos, biólogas, assistentes sociais, psicólogas e enfermeiras ligados aos serviços de transplante de rim e de fígado. Na sessão tema livre, a abordagem do pôster foi "Indução com Basiliximab (Simultec@) em Receptores de Transplante Renal de Alto Risco Comparados com Grupo Controle". Já na mesa-redonda, Dr. Marcelo Enne de Oliveira representou o médico do Serviço de Transplante Hepático, Dr. Lúcio Pacheco, que não pôde comparecer devido a uma cirurgia realizada por ele no HGB, na ocasião.

Na modalidade exposição de pôster, os temas abordados quanto ao fígado foram: "Implantação do Programa de Transplante Hepático em Hospital Público Federal no Município do Rio de Janeiro"; "Intervenções de Enfermagem para Avaliação e Controle de Agravos ao Sítio Cirúrgico no Cliente Submetido ao Transplante Hepático"; "Análise Microbiológica dos Líquidos de Preservação dos Enxertos de Artérias e Veias Ilíacas armazenadas para o Transplante Hepático"; "Assistência Psicológica ao Paciente em Pré-Transplante Hepático"; "Resultado do Acompanhamento Fisioterapêutico Pré e Pós Operatório de Transplante Hepático em Crianças com Peso abaixo de 10kg"; "Infecção por Toxaplasma Gondii Pós-Transplante Hepático"; "Basiliximab em Transplante Hepático"; "Perfil de Infecções Bacterianas Pós Transplante Hepático"; "Encefalopatia Hepatica Pós-Transplante. Tratamento Percutâneo com Embolização de "Shunt" Espontâneo Porto Sistêmico. Relato de Caso"; "Avaliação do Resultado Inicial do Transplante Hepático Intervivos Adulto e Pediátrico: Análise dos Primeiros 7 Casos"; "Avaliação do Resultado Inicial de um Programa de Transplante Hepático: Análise dos Primeiros 28 Casos"; "Tratamento de Estenose da Artéria Hepática Pós-Transplante Provocada por Dobra da Artéria ("Kink") com Stent PerCutâneo."; "Transplante Hepático Dominó: Relato de técnica que visa diminuir a Complexidade da Cirurgia do Doador do Enxerto Dominó"; "Púrpura Trombocitopênica Idiopática associada à Recidiva de Hepatite C Após Transplante de Fígado"; "Infecção por Leuconostoc SP Em Crianças No Transplante Hepático".

De acordo com Dr. José Manoel Martinho, médico da equipe de Transplante Hepático do HGB, os resultados dos trabalhos desenvolvidos na área pela Unidade, foram bem recebidos pela comunidade científica, apesar de o Hospital ter iniciado a atividade no ano passado, pouco tempo em comparação com as outras.

A exposição dos trabalhos relacionados ao rim abordaram os temas: "Aspectos Laboratoriais do Perfil Lipídico de Transplantados Renais"; "Tuberculose em Transplantados Renais no Rio de Janeiro"; "Experiência com Uso de Basilixmab (Simultec@) num Único Serviço de Transplante Renal"; "Avaliação Social de Receptores de Transplante Renal com Doador Vivo num Hospital Público"; "Psicossomática e Transplante Renal".

Dra. Deise De Boni Monteiro de Carvalho, responsável pelo Serviço de Nefrologia da Unidade e também uma das integrantes da Comissão Científica da ABTO, coordenou a sessão plenária do Congresso, com o tema "Sessão de Registro – Evolução dos programas de Transplante no Brasil e em Portugal.

A equipe do Hospital que compareceu ao encontro pôde trocar informações científicas e clínicas, relevantes para a prática dos transplantes e da assistência aos pacientes. Confira abaixo a relação dos funcionários que participaram dos trabalhos apresentados no VIII Congresso Brasileiro de Transplantes de Fortaleza:

Adriana Caroli Bottino;

Alexandre Cerqueira da Silva;

Alicia Araújo de Oliveira;

Aline Peixoto Campos;

Álvaro Modesto Borella;

Ana Claudia Pires da Costa;

Carlos Alberto Vasconcelos;

Ciléia Maria Pinto Santuzzi;

Cristina Carvalho Viana de Araújo;

Deise de Boni Monteiro de Carvalho;

Egivaldo Fontes Ribamar;

Eliane Moreira;

Elizabeth Balbi;

Fabiana Macedo;

Farley Campos;

Flávia G.C.S. Oliveira;

Giuseppe Santalucia;

Grace Kelly Paranhos;

Gustavo Pereira;

Henrique Salas Martin;

Hermógenes Petean Filho;

Isa Furtado de Medeiros Batista;

Jayne Almeida da Trindade;

João Luiz Pereira;

José Manoel Martinho;

Josther Gracia;

Lívia Frankenfeld de Mendonça;

Lourdes Valeria Barboza Quintanilha;

Luciano Morgado;

Lúcio Auler;

Lúcio F. Pacheco Moreira;

Marcelo Enne de Oliveira;

Marcia Castro;

Márcia Halpern;

Márcia Valladares;

Maria de Fátima Alvarenga;

Maria Eugenia Gouvea Rodrigues;

Maria José Lazarevitch;

Marília Carvalho Drumond Reis;

Marilúcia Rocha Gonçalves;

Marília de Fátima Marques Fernandes;

Marta Elini dos Santos Borges;

Maurício Perez;

Maurício Antonio Araújo;

Miriam Calheiros;

Patrícia Brasil;

Patrícia Valéria Bueno de Cunha;

Rodrigo Diaz;

Roberto Jamil Muharre;

Rosalice Miechikowski;

Rosangêla Estevam de Almeida;

Tereza Azevedo Matuck;

Vanda Regina Braga Briggs;

Viviane Marangoni.

Voltar

21/04/2019 - INAUGURAÇÃO DE SERVIÇO

21/04/2019 - COLOCAÇÃO DE PRÓTESE FONATÓRIA

21/04/2019 - DIA DO OBSTETRA

21/04/2019 - AÇÃO INTEGRADA PARA HOSPITAIS FEDERAIS

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
337286 visitantes