HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

10/14/2011

Resgate da Humanização e Gestão Horizontal



Por Fábio Borges

Na condição de anfitrião, ao abrir os discursos da cerimônia onde foi empossado pelo secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, o diretor-geral do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), Dr. Flávio Adolfo Silveira reafirmou suas metas de resgate da Humanização e de imprimir uma gestão horizontal à frente do Hospital. "Relembro o que disse logo que cheguei aqui: precisamos resgatar a Humanização - principalmente na relação médico-paciente - promover uma gestão horizontal, ter dados epidemiológicos consistentes, um Centro de Estudos fortalecido e atuante e trabalhar sempre integrado com o entorno da Unidade", discursou o diretor.

Após falar das ações para a melhoria das compras e da importância da Comunicação Social, Dr. Flávio teceu elogios ao empenho de cada serviço e clínica. "Tanto as chefias quanto aqueles profissionais que não aparecem tanto, mas que fazem um trabalho excepcional", reconheceu. Ao falar de seus desafios futuros, Dr. Flávio lembrou que é preciso "compatibilizar a alta complexidade com preços mais razoáveis", além de falar sobre o processo de cadastramento do HFB como Hospital de Ensino e da necessidade de um refeitório para a Unidade.

Após falar dos aumentos na produção do Hospital já na sua gestão em diversos indicadores, o diretor se mostrou confiante em promover um aumento ainda mais significativo. "As cirurgias suspensas hoje se devem mais por falta de local para o pós-operatório. Para isso, temos o prédio 3, que pretendemos transformar no prédio do futuro, onde não se faça apenas transplantes de rim e fígado, mas também de coração, medula e outros", afirmou Dr. Flávio.

DGH e Ministério da Saúde reafirmam apoio ao diretor

O diretor do Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, Dr. João Marcelo Ramalho, reforçou em seu discurso a "perspectiva de mudanças do perfil de gestão da Rede SUS no Rio de Janeiro". O gestor lembrou ainda que "a construção de melhorias deve ser constante" - sem esquecer que, para se obter o sucesso, todas as esferas de gestão do Sistema devem trabalhar em conjunto.

O secretário Dr. Helvécio, em seu discurso, lembrou que conhece o diretor do HFB e seu trabalho há muitos anos, e assim afirmou sua confiança na competência de seu trabalho. "Foi uma enorme alegria e orgulho quando o Dr. Flávio topou este desafio", contou o secretário, que também falou de algumas diretrizes ministeriais, como a que pretende emergir "questões importantes como a Saúde da Família, que estava parada no Ministério".

Dr. Helvécio falou também como o Ministério pretende delinear a gestão dos hospitais federais. "A gestão deve melhorar de forma contínua, e não somente nas compras, mas também nas prescrições, nas internações e altas e em todos os aspectos da assistência hospitalar. Para cuidar das pessoas, devemos gerir melhor nossos recursos", afirmou. Sobre os indicadores apresentados pelo Dr. Flávio, o secretário demonstrou empolgação. "Esses números são impressionantes face aos recursos disponíveis", revela. E completa com as palavras-chave que hoje norteiam as políticas de saúde do Governo Federal: "acesso e qualidade no SUS", que em linhas gerais se trata de "ampliar o acesso onde ainda não tem, e promover a qualidade com inclusão, sem fechar portas, mas sim abrindo-as", completa.

Ao final de seu discurso, Dr. Helvécio lembra que "a atenção básica deve ser sempre a porta de entrada, e como gestora das redes de atenção à Saúde, a Secretaria defende a liberação de recursos atrelada à cobrança de resultados", conclui o secretário, lembrando que "cada serviço, ação ou expansão deve sercolocada à disposição do Sistema".

Voltar

21/04/2019 - INAUGURAÇÃO DE SERVIÇO

21/04/2019 - COLOCAÇÃO DE PRÓTESE FONATÓRIA

21/04/2019 - DIA DO OBSTETRA

21/04/2019 - AÇÃO INTEGRADA PARA HOSPITAIS FEDERAIS

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
337204 visitantes