HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

10/24/2011

HFB comemora 30 anos de transplantes renais



Por Fábio Borges / Foto: Thaís Martinelli

No momento em que recebeu a homenagem pelos 30 anos de transplantes renais no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), na quinta-feira do dia 20 de outubro de 2011, a nefrologista Deise De Boni Monteiro de Carvalho declinou do papel de principal responsável pelo sucesso do Serviço. "Sozinha eu não faço nada, sou apenas parte dessa equipe maravilhosa", disse a médica, que ampliou ainda mais o rol dos responsáveis pelo trabalho bem-sucedido. "O transplante é um procedimento multiprofissional. Não são apenas os médicos, mas toda a equipe de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, o pessoal do Laboratório, do Raio X, enfim, nós dependemos do Hospital todo. Então é o Hospital Federal de Bonsucesso que está de parabéns", sintetizou.

O discurso foi proferido durante um momento especial das festividades que comemoraram os 30 anos da Unidade de Transplante Renal (UTR) do HFB que, em uma manhã ensolarada, teve um brilho especial. Na Praça da Liberdade do Hospital, os raios de sol tornaram ainda mais nítidos sorrisos de pacientes e profissionais de saúde, que saudavam as mais de 1.850 vidas renovadas pelo transplante nas últimas três décadas. Foi neste clima que o diretor do Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, Dr. João Marcelo Ramalho, chamou o anfitrião e diretor-geral do HFB, Dr. Flávio Silveira, para uma homenagem especial. Juntos, eles entregaram à homenageada a nova placa da UTR, que a partir de agora passa a se chamar "Unidade de Transplante Renal Dra. Deise De Boni Monteiro de Carvalho". Emocionado, Dr. Flávio lembrou a comenda recebida pela médica na última terça-feira (18/10), quando foi agraciada com a Medalha Pedro Ernesto - maior honraria conferida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. O diretor também elogiou a "liderança e a perseverança da Dra. Deise, que construiu com maestria esta equipe maravilhosa e tudo que estamos celebrando hoje".

Ao lado do Dr. Flávio Silveira na entrega da homenagem à Dra. Deise, o Dr. João Marcelo Ramalho, lembrou que, "nesses 30 anos, o HFB nunca interrompeu a atividade de transplantes renais". Dr. João concedeu parte do mérito à Dra. Deise, "uma figura extremamente importante, fiel defensora do Programa de Transplantes não só aqui em Bonsucesso, mas no Brasil inteiro", sem esquecer-se de parabenizar nominalmente os membros da equipe e dos serviços que apóiam o transplante no HFB.

"Fazer transplante em Bonsucesso parecia um sonho quixotesco"

A Dra. Deise recebeu a homenagem junto com seu marido e fundador do Serviço de Nefrologia do HFB, Dr. Sérgio Monteiro de Carvalho. Foi ele que, em 1968, foi até São Paulo para aprender a técnica cirúrgica a ser implantada em Bonsucesso. Quando voltou de São Paulo, além do aprendizado, ele também veio acompanhado de uma jovem médica, com quem mais tarde viria a se casar, e juntos trabalhariam na construção do Serviço. "Na época parecia um sonho quixotesco e louco fazer transplante em Bonsucesso, mas eu fiz essa aposta, fui para São Paulo e roubei a Dra. Deise dos paulistas", brincou o médico.

Banda do Corpo de Bombeiros anima a festa

A festa teve início com o hasteamento da Bandeira Nacional pelos militares do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR), seguidos da banda do Corpo de Bombeiros, que além da execução do Hino Nacional, animou os participantes com algumas pérolas da Música Popular Brasileira. A entrega das placas em homenagem aos profissionais e aos serviços que apóiam o transplante renal na Unidade veio logo em seguida. Entre os homenageados estavam dois ex-diretores do HFB, Dr. Victor Grabois e Dra. Sandra Azevedo que, segundo o Dr. João Marcelo, "trabalharam bastante pela manutenção, ampliação e superação das dificuldades para a realização dos transplantes", afirmou.

A Dra. Tereza Matuk, chefe do Serviço de Nefrologia do HFB, que recebeu a homenagem das mãos do diretor-adjunto do HFB, Dr. Moysés Reichmann, se declarou "emocionada e orgulhosa por ter a Dra. Deise como exemplo de vida e por ter herdado um serviço bem montado, criado e organizado por ela", agradeceu.

O Dr. Hermógenes Petean Filho, chefe do Serviço de Cirurgia Vascular, afirmou que está no hospital desde 1978 e que viu o transplante crescer desde o início. "Hoje o Transplante Renal do HFB é tudo isso que estamos vendo agora, com estatísticas que estão entre as melhores do mundo", comemorou o médico.

O cirurgião Carlos Vasconcelos, outro homenageado, disse ser "um orgulho fazer parte desta equipe que me dá muitas alegrias", e agradeceu sua família pela compreensão "quando recebia telefonemas em aniversários, ano-novo, e nunca deixamos de atender um chamado para vir aqui realizar um transplante".

Ao receber sua homenagem, bastante emocionada e com a voz embargada, a assistente social Vanda Regina Briggs disse que "é um privilégio fazer parte desta equipe, e ofereço essa homenagem a todos os pacientes que nós atendemos".

Os profissionais da Unidade de Transplante Renal também receberam uma homenagem especial, através de diplomas de "Profissional em Destaque", pela dedicação que dispensaram ao serviço nos últimos anos. Ao final do evento, o coral formado por pacientes transplantados, doadores e seus familiares emocionou a todos cantando a música "Canção da América", de Milton Nascimento, fechando a solenidade em grande estilo.

Abaixo, segue a lista de todos os homenageados, entre profissionais e serviços do Hospital durante o evento:

Placas:

- Dr. Sérgio Monteiro de Carvalho

- Dra. Deise De Boni Monteiro de Carvalho

- Dra. Tereza Matuck

- Dr. Hermógenes Petean Filho

- Dr. Carlos Alberto Vasconcelos

- Dr. Heros Valeriano Moyses

- Dr. Marcelo Brás

- Assistente Social Vanda Regina Briggs

- Enfermeira Regina Célia Sousa

- Dr. Victor Grabois

- Dra. Sandra Azevedo

- Roque Pereira (Amorvit)

Diploma Parceiros (principais setores e profissionais que apóiam o Transplante Renal):

- Serviço de Radiologia

- Serviço de endoscopia

- Anatomia patológica

- Comissão de Controle de Infecção hospitalar

- Divisão de Enfermagem

- Comissão de Padronização de Materiais

- Banco de Sangue

- Centro de Tratamento Intensivo

- Serviço de Cirurgia Vascular

- Serviço de Patologia Clínica

- Baltazar Fernandes de Araújo (Médico)

- Rodrigo Augusto Raymundo (Médico)

- Ciléia Maria Santuzzi (Enfermeira

Diploma Profissionais Destaque:

- Alvaro Borela (Médico)

- Luciano Morgado (Médico)

- Maria de Fátima Alvarenga (Médica)

- Maria José Lazarenvich (Médica)

- Egivaldo Fontes Ribamar (Médico)

- Marilúcia Rocha Teixeira (Médica)

- Regina Helena Novaes (Médica)

- Maria Eugenia Rodrigues (Médica)

- Marta dos Santos Borges (Psicóloga)

- Isa Furtado de Medeiros Batista (Bióloga)

- Lourdes Valéria Barbosa (Bióloga)

- Sidney Araújo de Assis (Enfermeiro)

- Marta Cristina da Cruz Novo (Enfermeira)

- Marta Almeida Dias (Enfermeira)

- Simone Rangel Oliveira (Enfermeira)

- Erivan Silva de Lyra (Enfermeira)

- Regina Célia Moura (Enfermeira)

- Isabella de Carvalho (Enfermeira)

- Ana Paula Assis Santos (Enfermeira)

- Alinne Pitanga Collares da Penha (Enfermeira)

- Maria da Penha Saraiva (Enfermeira)

- Ana Maria da Silva (Auxiliar de Enfermagem)

- Wagner de Oliveira Vaz (Auxiliar de Enfermagem)

- Luiz Carlos Bezerra Santos (Auxiliar de Enfermagem)

- Denise Moraes Vieira (Auxiliar de Enfermagem)

- Maria Caetano (Auxiliar de Enfermagem)

- Manoel Luiz Ferreira de Souza (Auxiliar de Enfermagem)

- Wanda Baraúna (Administrativa)

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
304608 visitantes