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007/17/2003

Recursos Humanos do HGB promove curso de Comunicação Interpessoal



O Serviço de Recursos Humanos do HGB, coordenado pela Gerente do setor, Arlene Gidra Gomes, iniciou no dia 08/07, no Auditório da Saúde Comunitária (Prédio 4/ 2º andar), a primeira reunião do curso de Comunicação Interpessoal aos funcionários do HGB. O principal objetivo do programa é estimular e fortalecer a utilização correta da comunicação no ambiente de trabalho, para que a conclusão das tarefas seja rápida e eficiente.

O programa é desenvolvido pelo professor de técnicas de ensino e expressão oral, Paulo Roberto Baldner, que ministra cursos, palestras e treinamentos de grupos, sempre com destaque para a importância do desenvolvimento e valorização dos profissionais. Segundo o professor, “é a forma mais eficiente de se conseguir o comprometimento dos empregados com os objetivos profissionais de uma empresa”.

Durante o primeiro dia de curso, os principais temas abordados foram a “Comunicação Humana e suas barreiras” , “A importância de ser Assertivo” e “Feedbacks”.  Neste último, o professor chamou a atenção para uma situação que boa parte das pessoas não conseguem equilibrar no ambiente de trabalho: a crítica. “O feedback deve ser exposto de forma construtiva. O profissional que fará as observações deve ser qualificado para tal, e fazê-lo em um local apropriado”, analisa o professor Baldner. O feedback pode ser positivo, quando visa reforçar o desempenho com os objetivos esperados, e negativo, destacando tarefas que necessitam de correção, para que permita alcançar os resultados.

Para os gerentes e profissionais do HGB, fortalecer a habilidade de comunicação representa uma necessidade fundamental para estabelecer uma sólida base entre um trabalho em equipe, no qual, o chefe do setor depende da competência do funcionário, enquanto que o empregado precisa receber ordens transparentes da gerência. “O tom de voz com que uma ordem é destinada a um funcionário por seu superior e a interpretação, podem ser decisivos para o cumprimento positivo ou negativo por parte do empregado”, explica o professor Baldner.

A pessoa que deseja melhorar o relacionamento com os outros, para que estes tenham prazer de trabalhar ao lado dela, deve ser firme quando necessário, porém, sem ser rude, expressar os sentimentos de maneira clara e verdadeira, respeitar o ponto de vista dos outros, assim como o espaço e a preocupação em complementar as atividades profissionais com certa dose de emoção é a melhor maneira de ser assertivo, ensina o professor Baldner.

Um exemplo discutido na reunião, sobre o tema “A importância de ser Assertivo”, foram as variadas formas de comunicar uma resposta negativa para um companheiro de trabalho. Deve-se explicar ao funcionário autor da idéia, que no momento, a prioridade do setor está voltada para outros projetos. Porém, em uma ocasião oportuna a sugestão será estudada e se possível implementada.  Assim, não se prejudica o bom andamento das tarefas e tampouco  desvaloriza moralmente o empregado.

           

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