HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

001/003/2012

Amor à profissão garante o cuidado aos pacientes na virada do Ano Novo



Profissionais do HFB afirmam que saúde sempre é prioridade

Por Fábio Borges

A virada do ano, para a maioria das pessoas representa festas, descontração, confraternizações com amigos e familiares. Para muitos, também significa um dia de trabalho gratificante. Doenças, acidentes e até doação de órgãos não escolhem data para se manifestarem, e aqueles que escolhem trabalhar na assistência à Saúde sabem que a profissão exige dedicação exclusiva. “É difícil ficar longe da família, mas foi o que eu escolhi fazer. Aqui eu sei que nós fazemos a diferença”, explica a enfermeira Isabela Martingil (na foto, à esquerda), do Serviço de Nefrologia.

Na noite de Réveillon, alguns pacientes do setor puderam ser liberados para passar o Ano Novo com seus familiares, mas sete deles permaneceram na Unidade, por conta da medicação intravenosa que recebem no hospital. “Ficamos aqui e procuramos dar todo o conforto possível para eles”, conta a enfermeira.

De passagem pela Unidade, a assistente social Vanda Regina (à direita na foto), integrante da equipe de transplante renal do HFB, soube que havia um doador e que o paciente que receberia os órgãos seria do Hospital. “Resolvi ficar aqui para ajudar no contato com os familiares”, conta Vanda, que deixa transparecer o amor e a dedicação pela profissão no brilho dos seus olhos sempre que fala sobre as vidas que foram salvas com a sua ajuda. “Pela escala, o transplante foi feito no hospital do Fundão, mas nós que entramos em contato com os familiares para a avaliação dos receptores”, conta.

A Unidade de Suporte de Emergência teve uma passagem de ano sem grandes dificuldades, mas teve sempre o olhar cuidadoso do Dr. Elias Miguel, responsável pelo plantão da noite. No Centro Cirúrgico, a Dra. Marcela Leal precisou fazer uma cirurgia de emergência de colectomia direita em uma senhora de 67 anos. Agora no CTI, a paciente tem seu quadro estável e o prognóstico dos médicos é que ela deve deixar a unidade intensiva em breve.

A atenção à saúde mantida no Ano Novo e em todos os dias do ano não se restringe apenas aos profissionais que trabalham na área assistencial. A dedicação, o respeito e a responsabilidade no atendimento à população, se estendem igualmente às recepcionistas, vigilantes, profissionais de limpeza, maqueiros, entre tantos outros que merecem carinho e respeito especiais por se privarem do convívio com a família para seguirem a vocação de atender o público que precisa dos serviços de saúde do HFB a qualquer dia e hora. Mesmo que a necessidade do emprego seja uma realidade que não devemos e não podemos ignorar, o trabalho na Saúde Pública exige um “algo mais”, que vai além da remuneração pura e simples. Tem a ver com fazer escolhas, fazer com que seu trabalho tenha um significado. Como afirmou a assistente social Vanda Regina, “é gratificante saber que estamos aqui salvando vidas”.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
304436 visitantes