HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

001/006/2012

Sanitarista do HFB é aprovada em Mestrado com tema relacionado à Unidade



Por Thaís Martinelli

A sanitarista do Núcleo de Epidemiologia do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), Marcela Bhering, recebeu, em dezembro, o título de Mestre em Ciências pelo Programa de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a tese “A Vigilância Epidemiológica Hospitalar em duas Unidades de Saúde no Município do Rio de Janeiro”.

O estudo abordou questões relacionadas às diferentes legislações que regem os Núcleos de Epidemiologia do Hospital Estadual Santa Maria e do Hospital Federal de Bonsucesso. No que se refere à atuação destes setores nas unidades, considerou-se que a esfera estadual visa um trabalho de Planejamento e Assessoria, enquanto a federal foca em notificação compulsória e ações de vigilância epidemiológica.

Segundo Marcela, após observar que as duas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) trabalham com legislações e formatos diferentes, foi necessário dividi-las em quatro eixos: Vigilância Epidemiologia; Planejamento e Assessoria; Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação, e Sistema de Informação. “Um questionário foi aplicado aos profissionais dos núcleos e através da percepção deles fiz uma análise técnica normativa para realizar a pesquisa”, disse Marcela, servidora do HFB desde 2006, formada em Farmácia e com pós-graduação em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo.

A Banca contou com a presença da sanitarista e consultora dos núcleos de epidemiologia do Ministério da Saúde, Patrícia Schettert, que também participou da implantação dos núcleos de Vigilância Hospitalar no Estado, além de dois pneumologistas da UFRJ. Para orientar a tese, Marcela teve o apoio do pneumologista e vice-diretor da Faculdade de Medicina da UFRJ, Dr. Afrânio Lineu Kritski, e do epidemiologista da Universidade de São Paulo, Antonio Ruffino Neto.

Ao final da apresentação, a Banca ressaltou que a legislação e os núcleos são novos e por este motivo não há muito trabalho sobre o tema, em que seja possível avaliar o desempenho e sugerir a integração da vigilância. “Conheci meus orientadores em um curso de Metodologia Científica. Os alunos são incentivados à pesquisa de estudos operacionais, em que se junta a prática à Academia. Pensei em produzir algo que eu pudesse utilizar e melhorar no trabalho”, disse a Mestre.

Voltar

21/04/2019 - INAUGURAÇÃO DE SERVIÇO

21/04/2019 - COLOCAÇÃO DE PRÓTESE FONATÓRIA

21/04/2019 - DIA DO OBSTETRA

21/04/2019 - AÇÃO INTEGRADA PARA HOSPITAIS FEDERAIS

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
337156 visitantes