HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

007/21/2003

Juntos por uma ação solidária



O Serviço da Saúde Comunitária do HGB (Prédio 4/ 3º andar), iniciou no dia 30 de Junho, uma parceria com a associação de moradores do Parque Monsenhor Brito, localidade vizinha ao Hospital, que consiste em conscientizar crianças e adolescentes a preservarem a comunidade em que vivem e levarem cidadania aos seus vizinhos.

A localidade já conta com o desenvolvimento do programa MEL (Movimento Esporte e Lazer) da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que visa a prática de atividades esportivas e de artes plásticas, com crianças e adolescentes de comunidades carentes da cidade do Rio de Janeiro.  As recreações são gratuitas e realizadas durante toda a semana, em horários variados para que todos os jovens tenham oportunidade de participar.

Rosângela Magalhães, médica pediatra do HGB e Angela Petersohn, socióloga da Saúde Comunitária, perceberam a possibilidade de ampliar os benefícios esportivos e culturais, que já estão em desenvolvimento. Elas investiram na organização de reuniões mensais, que abordam assuntos relacionados à cidadania, saúde, higiene, violência, valores humanos e sociais. Além de incentivarem os alunos, professores e organizadores do programa a preservarem o meio ambiente e as dependências de lazer da comunidade.

O secretário da Associação de Moradores do Parque Monsenhor Brito e um dos coordenadores do programa na comunidade, Carlos Barros enfatiza a importância da participação pedagógica e sociológica das profissionais da Saúde Comunitária, “Nossa prioridade não é formar grandes craques de futebol ou artistas plásticos, mas sim, retirar esses jovens da ociosidade e oferecer-lhes diversão e educação. Conseqüentemente, vamos conscientizá-los  sobre a importância de zelar pela comunidade, para o bem-estar de todos os moradores”.

Durante a primeira reunião, as profissionais do HGB priorizaram a discussão dos problemas expostos pelos jovens moradores do Parque Monsenhor Brito, com propostas para as possíveis soluções. Os alunos também ficaram de pensar em outros assuntos de interesse para a comunidade, e discuti-las nas próximas palestras. Este trabalho também será um incentivo para que as mães organizem os cartões de vacinação dos filhos e matriculem as crianças que estão idade escolar. “O adulto sensível tende a prestar atenção quando a criança fala, principalmente quando esta trabalha em grupo”, alerta a médica pediatra do HGB e da Saúde Comunitária, Rosângela Magalhães.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
279788 visitantes