HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

001/11/2012

Nefrologistas são aprovados nas primeiras colocações de Concurso



Por Thaís Martinelli

Médicos do Serviço de Nefrologia do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) foram aprovados em Concurso Público promovido pela Fundação Estatal dos Hospitais de Urgência e Emergência, denominada Fundação Saúde. Dra. Lívia Maria Silva Assis, Dra. Fernanda Baldotto e Dr. Virgílio Delgado, que atualmente não atua na Unidade, se classificaram nas primeiras colocações de um total de 40 nefrologistas aprovados.

O resultado preliminar da prova objetiva do Concurso, para exercício no âmbito da Fundação de Saúde e atuação nos Hospitais de Urgência e Emergência, Institutos de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento e SAMU, foi divulgado no site da Fundação. Dra. Lívia e Dr. Virgílio empataram com a maior pontuação, 104, sendo que a nota máxima era 120, e Dra. Fernanda obteve 102 pontos, ocupando a 2ª colocação.

Veja a lista dos aprovados nesta especialidade.

Dra. Lívia é formada há 6 anos pela Faculdade de Medicina de Campos, fez dois anos de residência em Clínica Médica no Hospital Municipal Lourenço Jorge, 2 anos de residência em Nefrologia no HFB, concluída em 2011, e 1 ano de transplante em andamento no Hospital. A médica também possui o Título de Especialista em Nefrologia pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, conquistado após realização de uma prova específica em São Paulo. “No Hospital tive um crescimento pessoal e profissional muito grande e melhorei meu relacionamento com pacientes e profissionais da equipe. Além disso, as aulas ministradas nas sessões clínicas, os cursos que fiz durante a residência, como o de Ultrassom Abdominal e Histopatologia, e os congressos proporcionados pela residência foram fundamentais na minha formação”, ressaltou Dra. Lívia.

Segundo Dra. Lívia, alguns dos responsáveis pela boa formação dela como profissional foram a coordenadora de Transplante do HFB, Dra. Deise De Boni Monteiro de Carvalho, a responsável pelo Serviço, Dra. Tereza Matuck, e o nefrologista Dr. Luiz Fernando Christiani. “Ficamos satisfeitos de ver que os profissionais formados no nosso Serviço estão passando em condições excelentes lá fora. Isso mostra que fazemos uma boa formação ética e moral. Vemos isso diariamente na relação deles com os colegas de equipe e com os pacientes”, disse Dra. Deise.

“O diferencial do HFB é que podemos estudar todas as partes que englobam a Nefrologia. Aqui tem todas as áreas, saímos com todo o conhecimento, de Nefrologia Clínica a Transplante. Espero continuar trabalhando com transplante. O paciente aqui é visto como um todo, mais complexo, mais difícil de diagnosticar e precisamos pensar em tudo, pois ele pode apresentar outras patologias”, disse Dra. Lívia.

Para a responsável pelo Serviço, Dra. Tereza Matuck, o mérito de passar no Concurso é do profissional que se dedicou aos estudos, pois muitos têm a mesma oportunidade, mas não se dedicam tanto. “Nós ensinamos a parte prática e teórica no Serviço, mas o mérito é dele (profissional). A equipe fica orgulhosa de saber que o aprendizado na prática foi todo com a gente”, ressaltou Dra. Tereza. Além disso, ela lembrou que na Sessão Clínica, realizada às quintas-feiras, os profissionais fazem uma atualização com diferentes temas ao final da sessão e discutem casos dos pacientes internados no Serviço. “É uma forma de reciclagem, assim como a participação nos congressos brasileiros de Nefrologia e Transplante realizados a cada dois anos e os cursos oferecidos durante a formação”, finalizou. Dr. Virgílio, também na primeira colocação, fez residência em Nefrologia na UFRJ, trabalhou como staff no HFB por 5 anos e Dra. Fernanda está como staff do Serviço desde 2007.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
304735 visitantes