HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

001/25/2012

Serviço de Nefrologia do HFB promove passeio para crianças com problemas renais



O objetivo do evento é mostrar aos pacientes que é possível uma melhor qualidade de vida após o transplante

Por Thaís Martinelli

A equipe do Serviço de Nefrologia do Hospital Federal de Bonsucesso irá promover, no próximo domingo (29/01), um dia de lazer para todas as crianças e adolescentes com problemas renais e transplantados do setor. O passeio será no sítio da Associação dos Antigos Funcionários do Banco do Brasil, em Xerém. Os pacientes passarão o dia envolvidos em atividades de lazer ao lado dos profissionais do Hospital e terão direito a transporte de ida e volta em ônibus dos fuzileiros navais, café da manhã, lanche e almoço. A Associação dos Antigos Funcionários do Banco do Brasil disponibilizou o local, com brinquedos e piscina liberados, e as refeições.

A integração dos grupos, em diálise e os pós-transplantados, é o maior objetivo do passeio. Segundo a assistente social Vanda Briggs, a intenção é fazer com que eles tenham uma visão mais positiva da vida no pós-transplante e mantenham a esperança de que irão melhorar, pois atualmente passam horas por semana em diálise. “Qualidade de vida é possível e através do convívio com as crianças que já transplantaram podemos dar esperança aqueles que ainda não fizeram a cirurgia”, disse Vanda.

Para ela, essa também é uma oportunidade que a Unidade tem de oferecer às mães um momento de lazer e relaxamento, pois elas dedicam 100% do tempo a essas crianças. “A mãe estressada e irritada dentro de casa fica intolerante. Elas fazem parte de famílias socialmente carentes e a única disponibilidade de tempo e dinheiro que tem é destinada à alimentação. Quando proporcionamos lazer melhoramos a vida delas”, ressaltou a assistente Social.

Segundo Vanda, muitas vezes as necessidades básicas dessas famílias não são totalmente atendidas e por este motivo não sobra tempo para se divertirem. “Com este tipo de evento elas passam a não pensar no Hospital como um local só de doença, mas como um momento de lazer ao lado da equipe. Isso torna nossa relação mais suave. Estar perto de nós não vai significar só tristeza, pois se lembrarão dos bons momentos que viveram ao nosso lado. Os sentimentos internos que são muito dolorosos se tornam mais fáceis”, ressaltou Vanda.

Vanda lembra que a relação profissional e paciente melhora consideravelmente quando passam um dia sentados, brincando e comendo juntos, sem comprometimento. “Precisamos estabelecer regras e ter alguém para dirigir as condutas, mas quando as mães percebem que damos amor aos filhos delas, passam a entender que a gente entende a dor”, disse a assistente social. Participarão do evento, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes sociais, além de pacientes de 3 a 20 anos atendidos no Serviço.

Voltar

21/04/2019 - INAUGURAÇÃO DE SERVIÇO

21/04/2019 - COLOCAÇÃO DE PRÓTESE FONATÓRIA

21/04/2019 - DIA DO OBSTETRA

21/04/2019 - AÇÃO INTEGRADA PARA HOSPITAIS FEDERAIS

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
336644 visitantes