HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

002/27/2012

Assistentes sociais do HFB são aprovadas para Mestrado e Doutorado



Por Thaís Martinelli

Em busca de aperfeiçoamento para aplicar novas experiências na rotina de trabalho, profissionais da Unidade buscam se especializar cada vez mais. Assistentes sociais do Hospital Federal de Bonsucesso, Cintia Santos Mery dos Anjos e Juliana Souza Bravo Menezes, passaram na 5ª colocação na seleção para Mestrado e Doutorado, respectivamente.

Cintia, que trabalha há sete anos no Hospital, passou para o Mestrado em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) com a linha de atuação em Planejamento e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde. A profissional terá dois anos para concluir o Projeto “Redes Intersetoriais no Campo da Saúde Mental Infanto-juvenil”. Atualmente, a assistente social atua no Serviço de Neurocirurgia, além de participar da escala de plantão do Serviço Social.

“Pretendo me capacitar para atuar principalmente na área de redes intersetoriais. Vou iniciar uma trajetória de pesquisa e promover a articulação entre serviços assistenciais em todos os setores da política social, sendo a saúde o agente articulador com a justiça, educação, assistência social, conselhos tutelares e as demais políticas, e construir redes entre esses serviços para promover um atendimento de qualidade para a população.”, disse a assistente social, que trabalhou com saúde mental durante um tempo.

Com atuação na Clínica Médica e no plantão do Serviço Social, Juliana, que trabalha há cinco anos na Unidade, passou para o Doutorado em Serviço Social na UFRJ. A linha de atuação foi Política Social, dando continuidade ao tema do Mestrado “Participação Social em saúde: Desafios na Atual Conjuntura”. Já no Doutorado, o projeto “Análise do Conselho Nacional de Saúde no período do governo Lula” será desenvolvido pela profissional nos próximos quatro anos. “O Conselho Nacional de Saúde é importante e teve um espaço importante no controle social, especialmente no governo Lula. Alguns avanços aconteceram, como a eleição do CNS. Hoje diversas entidades participam. Vou estudar outros espaços além dos institucionalizados, garantidos por lei, como os fóruns de saúde”, ressaltou Juliana.

Segundo ela, a participação da população e o controle social foram princípios do SUS. “A ideia das pessoas participarem é da Constituição. Vou falar sobre a participação da sociedade civil nas decisões com relação às políticas públicas de saúde e a frente nacional contra a privatização da saúde que tem âmbito nacional”, disse Juliana.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
304299 visitantes