HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

003/005/2012

Novos residentes chegam ao HFB



Por Thaís Martinelli

Médicos residentes (R1 e R3) aprovados no último concurso chegaram ao HFB no último dia 1º de março e, no dia 02, foram recebidos e acolhidos pela Unidade em evento realizado no auditório da Maternidade. Na mesa de abertura, estiveram presentes o Diretor-Geral da Unidade, Dr. Flávio Silveira; a diretora-médica assistencial, Dra. Lívia Frankenfeld; o presidente do Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Pesquisa (CEAP), Dr. Paulo Fernandes; o assessor da Direção Médico-Assistencial (DMA), Dr. Roberto Guimarães; o representante da Direção do Corpo Clínico, Dr. Antonio Pedroto; a presidente do Comitê de Ética Médica, Dra. Sandra Pereira; e a diretora de Enfermagem, Fátima Ottoni.

No total, 86 residentes farão parte do corpo de profissionais das seguintes especialidades do HFB: Anestesiologia, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, Cardiologia, Cardiologia Pediátrica, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Dermatologia, Ecocardiografia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Hemodinâmica, Nefrologia, Neonatologia, Neurocirurgia, Obstetrícia e Ginecologia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Urologia, Videolaparoscopia e Endoscopia Digestiva.

Evento contou com a presença de representações do Hospital

O presidente do CEAP da Unidade, Dr. Paulo, fez a abertura da Mesa e apresentou as autoridades presentes. Fátima Ottoni ressaltou a importância dos residentes trabalharem unidos e em harmonia com toda a equipe que já atua no Hospital. “É muito bom ver jovens como vocês, com gás, força e energia, trabalharem com a gente”.

Dra. Sandra, presidente do Comitê de Ética Médica e também responsável pelo Serviço de Ginecologia, lembrou que os residentes estão submetidos ao mesmo código de ética que os médicos staffs e desejou que aproveitassem muito bem o tempo no Hospital. “Fui residente no HFB e aqui é nossa casa”, disse ela, que aproveitou a oportunidade para reforçar a presença de todos os residentes na reunião sobre ética médica, além de lembrar que um deles será escolhido pelo grupo para ser o representante nas demais reuniões.

Dr. Pedroto, representante da Direção do Corpo Clínico, responsável pelo CTI do HFB e médico do HFB há 30 anos no Hospital pediu disposição aos novos integrantes. “Nada de acomodação, vocês são sangue novo. É desta forma que a gente consegue tudo o que precisa”, disse ele. Para o Dr. Roberto, assessor da DMA, a chegada dos novos residentes é um momento sempre esperado. “Sabemos da emoção que carregam ao se aproximarem dessa Unidade e a compartilhamos com vocês. A cada ano um grupo novo se aproxima e é a presença de vocês, com essa energia, que vai dar muitos anos de vida a essa Unidade. Essa relação será marcante e espero que seja o início de uma grande amizade. Parabéns pelo espaço que conquistaram”, emocionou-se.

Direção do HFB reforça a importância do aprendizado no HFB

O diretor-geral, Dr. Flávio Silveira, que tem a Ortopedia como especialidade, apresentou-se ao grupo e destacou sua trajetória durante a carreira. “Estou revivendo com vocês a emoção que senti e vivi há 42 anos, quando me formei”. O diretor lembrou os desafios que enfrentou desde a formação em Medicina, ao longo de seis anos, e as emoções vividas, como nas grandes lutas no vestibular e no concurso. “Depois de tudo isso estou aqui recepcionando vocês. Eu precisei conhecer o HFB, assim como vão conhecer, para perceber que pertencer a este Hospital que, seguramente, é o mais completo e melhor hospital público do Brasil, é uma coisa belíssima. Aqui terão condição de aprender a melhor assistência médica do Brasil, pois ninguém faz o que fazemos”, ressaltou Dr. Flávio.

A alta complexidade da Unidade também fez parte do discurso do diretor que enfatizou que os novos residentes irão acompanhar o crescimento dos transplantes, além de destacar os serviços de Neurocirurgia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Cirurgia Plástica, Oncologia, Clínica Médica, que apresenta diagnósticos complexos, além de exames e videocirurgias. “Muito mais do que alegria e prazer de trabalhar nesse Hospital, eu me orgulho de ser médico desta Unidade e o reconhecimento disto vocês terão ao longo do tempo. No HFB prezamos pela melhor qualidade. Esse tamanho e essa riqueza são um patrimônio desse Hospital. Desejo sorte, entusiasmo, certeza, sonho e força. O que dia que eu deixar de sonhar da forma que eu sonhava há 40 anos, eu morri. Espero somar o meu sonho ao de vocês”, concluiu Dr. Flávio.

Dra. Lívia disse que o Hospital se orgulha muito da residência e, em seguida, Dr. Moysés Rechtman, diretor-adjunto, apresentou um histórico da Unidade que, para ele, sempre lutou pelo melhor atendimento à população. Em outro momento, Dr. Paulo Fernandes apresentou os serviços da Unidade, o funcionamento, estatísticas de atendimento do Hospital e definiu o CEAP, do qual é o presidente.

No encerramento, os chefes das Clínicas e Serviços presentes no auditório, como os da Ginecologia, SADT, Pediatria, Cardiologia, Cardiopediatria, Clínica Cirúrgica, Clínica Médica, Centro de Diagnóstico por Imagem, Neurocirurgia, Serviço Social, entre outros, se apresentaram aos residentes e desejaram boas vindas. O coquetel de confraternização foi servido em seguida.

Voltar

21/04/2019 - INAUGURAÇÃO DE SERVIÇO

21/04/2019 - COLOCAÇÃO DE PRÓTESE FONATÓRIA

21/04/2019 - DIA DO OBSTETRA

21/04/2019 - AÇÃO INTEGRADA PARA HOSPITAIS FEDERAIS

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
336898 visitantes