HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

005/002/2012

HFB comemora 10 anos de Transplante Hepático



No último dia 26 de abril, o Programa de Transplante Hepático do Hospital Federal de Bonsucesso comemorou 10 anos de atividades. As homenagens aconteceram em dois momentos distintos, ambos carregados de emoção. Na parte da manhã foram apresentadas duas palestras: sobre a implantação do Programa no HFB, pelo Dr. Lucio Pacheco, e sobre a atividade de transplantes no Brasil, pelo Dr. José Osmar Medina Pestana, presidente da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Também foram homenageados os principais personagens pela implantação do programa e seus primeiros pacientes.

Na parte da tarde o evento contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do secretário nacional de Atenção à Saúde, Dr. Helvécio Miranda e do secretário de Estado de Saúde, Dr. Sergio Cortes, entre outras autoridades. O anfitrião e diretor-geral do HFB, Dr. Flávio Silveira, lembrou-se das dificuldades enfrentadas em seu primeiro ano à frente do Hospital e disse que “elas se tornam pequenas diante da alegria que a gente sente quando se reúne um público desse tamanho para homenagear o transplante, que significa doação, que significa salvar vidas”. Dr. Flavio comparou o transplante com o ato do nascimento, “ou talvez um renascimento, que algumas pessoas têm a felicidade de proporcionar para outras pessoas”.

Entre os homenageados que participaram da implantação do Programa há dez anos estava o diretor do HFB na época, Dr. Victor Grabóis. “Ter criado o Programa de Transplante Hepático foi muito importante, mas o que está em jogo nessa história toda é o direito à vida. Temos que celebrar aqui o SUS”, disse o ex-diretor.

Outra homenageada do dia foi a Dra. Sandra Azevedo, então presidente da Fundação de Apoio à Saúde e Ensino Bonsucesso (FASEB), que teve papel preponderante na concretização do Programa. Ela lembrou o primeiro paciente transplantado, que também estava entre os homenageados, e de todos os profissionais envolvidos. “O Johnatan foi nossa primeira vitória, seguida de muitas outras, e cada um dos funcionários do Hospital, do porteiro ao cirurgião, foram fundamentais para que chegássemos a esses dez anos de atividades do Programa de Transplante Hepático”, comemorou a médica e também ex-diretora do HFB.

Johnatan foi o primeiro transplantado de fígado pelo Hospital, e se transformou em símbolo do sucesso da empreitada encabeçada pelo cirurgião Lúcio Pacheco. “Somos o único hospital próprio do Ministério da Saúde que faz transplante de fígado; e são poucas equipes no mundo que fazem transplante de fígado com doador vivo, pois é extremamente, e fazemos isso em nossa rotina”, lembrou o médico. A primeira criança transplantada, Nathália, também foi homenageada. Os dois pacientes ganharam de presente um netbook cada um.

Na parte da tarde, o ministro Alexandre Padilha elogiou o atendimento realizado pelo SUS. “Ainda temos que vencer o desafio do acesso das pessoas aos serviços, mas a gente sabe que quando as pessoas conseguem entrar, ser internadas, tratadas, é o compromisso de trabalho de cada profissional que faz com que a maior parte das pessoas tenha uma avaliação positiva”, declarou o ministro.

Durante o evento, diversos profissionais ligados ao transplante hepático receberam placas em homenagem a colaboração que deram para o Hospital nesses 10 anos. Veja abaixo a relação de homenageados:

- Ministro da Saúde Alexandre Padilha;

- Pediatra Márcia Valadares;

- Cirurgião Ronaldo Fernandes;

- Clínica Dra. Márcia Halpern;

- Ass. Social Rosimere Limeira recebe;

- Psicóloga Ana Lúcia Pires Pereira;

- Instrumentadora cirúrgica Angélica Moura;

- Anestesista Lúcio Auler;

- Fisioterapeuta Adriana Zilves;

- Cristina Viana;

- Enfermeira Bárbara Mariano;

- Enfermeira Rosângela Estevan;

- Aux. de Enfermagem Kátia Fernanda Mendes Morett;

- Lilian Jesus de Oliveira;

- Ex-diretor do HFB Dr. Victor Grabóis;

- Ex-diretora do HFB e ex-presidente da FASEB Dra. Sandra Azevedo;

- Nefrologista Tereza Matuck;

- Noêmia Alamar.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
279769 visitantes