HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

005/22/2012

CSST promove a 7ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes



Por Thaís Martinelli

A Coordenação de Segurança e Saúde do Trabalhador (CSST) do Hospital Federal de Bonsucesso promove, de 21 a 25 de maio, a 7ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). O objetivo do evento é conscientizar os trabalhadores da importância da prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

Na mesa de abertura, realizada no dia 21, estiveram presentes o diretor-adjunto da Unidade, Dr. Moysés Rechtman; o assessor da Direção Médico-Assistencial, Dr. Roberto Guimarães, a presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, Cristiane Bretas; a diretora da Divisão de Recursos Humanos (DRH), Arlene Gidra; a responsável pela CSST, Terezinha Vivas; e a diretora de Enfermagem, Fátima Ottoni.

Cristiane ressaltou a importância da sensibilização dos profissionais para que trabalhem com segurança. Fátima Ottoni lembrou que os servidores precisam cuidar da saúde e se incluiu nesse papel. “É muito melhor trabalhar com prevenção do que com a cura”, disse ela. Já a responsável pela CSST, agradeceu a parceria da Direção-Geral e da Divisão de Recursos Humanos, da qual é subordinada, na realização dos trabalhos, como o de prevenção e risco de acidentes. Também destacou a missão da CSST, que funciona na Unidade desde 2003. “O trabalhador é o protagonista. Ele é responsável e conhecedor do seu processo de trabalho, além de saber da sua governabilidade e dos seus riscos. Cuidamos dos outros, mas somos vulneráveis. Temos que nos cuidar. A conscientização não pode ficar de fora”, enfatizou Terezinha.

Além disso, a diretora da DRH, Arlene Gidra, mesmo de licença médica, fez questão de participar da abertura da 7ª SIPAT. Em sua fala, lembrou o projeto do Espaço HFB Vida, que ficou pronto em 2006 e funciona desde sua inauguração em 2007, como promoção da qualidade de vida dos trabalhadores da Unidade. “Achamos que sempre haverá uma parede nos protegendo e nada vai acontecer conosco. Cuidamos muito do outro e esquecemos de nós”, disse Arlene. A diretora da DRH também destacou que, segundo pesquisa realizada em 1997, por uma antiga enfermeira da UTI do HFB, Lolita Dopico, 66,6% dos trabalhadores do setor não sabia identificar os riscos oferecidos pelas atividades, mas todos apontaram a necessidade de algum tipo de orientação e treinamento institucional. “As melhores formas de prevenção são a conscientização, orientação e treinamento. Nós fazemos a força cuidando da gente, do outro e do colega que está do nosso lado”, ressaltou a diretora da DRH.

Dr. Roberto, que representou a diretora-médica, Dra. Lívia Frankenfeld, alertou para a necessidade de oferecer uma boa condição de trabalho para o trabalhador, lembrou que todos são protagonistas e destacou a importância de ouvir o trabalhador, pois é ele quem sabe e com isso fica mais fácil saber o que ele precisa. Para ele, o tempo hoje deve ser de união entre todos. “Que em nosso dia a dia estejamos ligados nos nossos atos, nos cuidados que devemos ter e que podemos fazer”, disse ele. Em sua citação, destacou ainda um líder africano que dizia que “em um momento de desencontro não se deve levantar a voz para reagir, mas melhorar seus argumentos”.

Para encerrar a abertura, Dr. Moysés Rechtman, que substituiu o diretor-geral da Unidade, Dr. Flávio Silveira, falou da disposição que a Direção-Geral tem para o diálogo com os profissionais do Hospital, que são motivados pelo objetivo de melhorar as condições de trabalho dos funcionários. Dentre eles, citou a diretora da DRH e a responsável pela CSST, que se empenham muito em seus projetos. “Muitas pessoas se desestruturam porque não conseguem viver da forma que trabalham hoje. A saúde do trabalhador envolve questões físicas e emocionais. Estresse, angústia, ansiedade, que levam ao desgaste físico total, à depressão e até ao suicídio. O profissional precisa entender a importância do seu trabalho”, disse Dr. Moysés.

Dra. Lia Galvão, que foi chefe da Comissão de Controle de infecção Hospitalar do HFB e atualmente é docente da Universidade Gama Filho, apresentou a pesquisa “Vulnerabilidade do Profissional de Saúde aos Acidentes por Exposição aos Agentes Biológicos”. Já o responsável pela enfermagem da Unidade de Suporte de Emergência, Josenir Trajano, apresentou o trabalho “Oficina de Biossegurança: O Uso de Equipamento de Proteção Individual pelos profissionais de Enfermagem da Unidade de Emergência”.

Em seguida, as psicólogas convidadas, Noeli de Almeida Oliveira e Étila Elane Ramos, levantaram outras questões que atingem a saúde do trabalhador. Noeli destacou a subjetividade. “Negamos a fragilidade e esta seria uma proteção para nós. É muito importante toda a equipe estar envolvida, falar das dúvidas e limitações, não como fraquezas, mas como forma de fazer melhor o seu trabalho”. Já para Étila, quando as coisas estão ruins, tudo começa a dar errado. “Ao nos deprimirmos, nosso sistema imunológico enfraquece e fica mais suscetível a doenças. Ficamos vulneráveis”, disse a psicóloga. O evento é aberto a todos os profissionais do Hospital.

Segue abaixo a programação:
Data: 23 de maio
Palestra: “Prevenção Combate a Incêndio”
Horário: 9h às 12h
Local: Auditório da Maternidade (prédio 2/ 6º andar)
___________

Data: 24 de maio
1ª Palestra: “Direção Defensiva”
Horário: 9h às 10h30min
___________

2ª Palestra: “Acidente do Trabalho”
Horário: 10h40min às 12h
Local: Auditório da Anatomia Patológica (prédio 5/ 3º andar)
___________

Data: 25 de maio
Palestra: “Ergonomia e Fisioterapia do Trabalho”
Horário: 9h às 11h
Local: Auditório da Divisão de Enfermagem (prédio 4/ 2º andar)

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
305016 visitantes