HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

007/24/2003

Equipe de Transplante de Fígado do HGB é a única no país que faz cirurgia de monosegmento



Recebeu alta nesta terça-feira, dia 29 de julho, a paciente Eveline Aparecida Perdigão, 21 anos, que doou parte de seu fígado para a filha Gabriele Laís Perdigão, de um ano e cinco meses. "Tive a oportunidade de dar a vida a minha filha duas vezes, uma quando nasceu e outra doando parte do meu fígado. Agradeço a Deus que tenha dado tudo certo. Daqui para frente acabou o sofrimento", desabafou a mãe, antes de ir embora do Hospital.

Gabriele sofria de uma doença chamada atresia de vias biliares, que interrompe o fluxo nos canais que levam a bile do fígado até o duodeno. Ela aguardava na fila por um doador quando, há cinco meses, sofreu uma hemorragia e o transplante passou a ser urgente. A modalidade de cirurgia foi a mesma usada de forma inédita pela equipe do HGB em janeiro deste ano. O transplante de monosegmento (se usa apenas um segmento do fígado do doador) não é realizado por nenhum outro hospital do Brasil, e não há nenhum registro de utilização da técnica em todo o mundo.  

Eveline entrou no Centro Cirúrgico às 10:20h, do dia 24 de julho, acompanhada por seu marido, Gilberto José Perdigão, e saiu às 06:00h, do dia 25 de julho. “Eu estava mais nervoso do que ela”, conta Gilberto. A família mora na cidade de Santa Bárbara, em Minas Gerais, mas não havia nenhum hospital no estado que fizesse este tipo de transplante. “A Santa Casa era o único hospital que fazia transplante de fígado, mas não com o peso dela”, conta Gilberto. Gabriele pesa menos de sete quilos, o que torna a cirurgia mais difícil, devido ao tamanho pequeno das artérias. No Brasil, fora o Rio de Janeiro (HGB), apenas outras duas cidades, Curitiba e Porto Alegre, fazem transplante de fígado em crianças com menos de 10 quilos. “Desde março, quando começamos o tratamento no HGB, nós estamos bastante conscientes sobre todos os procedimentos. Isso nos deixa mais tranqüilos, mas mesmo assim a ansiedade ainda é muito grande”, conta Gilberto, momentos antes de sua filha entrar no Centro Cirúrgico, às 13:00h, do dia 24.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
285054 visitantes