HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

009/005/2012

Juventude mostra sua força no HFB



Texto e foto: Fábio Borges

No último dia 30 de agosto foi encerrada a semana que comemorou o Dia do Estagiário no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), que teve início com uma série de palestras no dia 22 do mesmo mês. No encerramento, o clima de concentração do primeiro dia foi trocado pela animação dos jovens que fizeram uma grande festa no Auditório da Maternidade (Prédio 2 / 6º andar). Divididos em oito equipes classificadas por cores, cada uma com sete integrantes, os estagiários fizeram apresentações referentes à Literatura de Cordel, que foi o tema do evento. Também participaram de outras provas lúdicas que valiam pontos para as equipes. Apesar da competição entre as equipes, o clima de amizade e companheirismo deu a tônica da ocasião. “Estamos nos divertindo muito, e também nos esforçando para vencer, mas certamente vencerá quem melhor cumprir as tarefas e ficaremos todos felizes”, comenta o estagiário do Setor de Pagamento, Isaac Coelho, da equipe Roxa, a cor que foi a campeã do ano passado.

“Tenho esperança de que vamos ganhar, nossa equipe está bem unida e nos movimentamos bastante, conversamos com muitas pessoas para cumprir todas as tarefas da melhor forma possível”, vibrou a estagiária do Serviço de Ginecologia, Roberta Maria, da equipe Amarela. As equipes não ganhavam pontos apenas com as apresentações e tarefas concluídas no auditório. Durante um período de 15 dias, as equipes tiveram uma série de metas a serem cumpridas, como conseguir doadores para o Banco de Sangue do Hospital e doações de agasalhos e alimentos não perecíveis para a Coordenação de Atenção Comunitária e Voluntariado.

A pedagoga e coordenadora geral da Creche do HFB, Valéria Hildebrandt, confirmou que “a mobilização dos estagiários fez até aumentar as doações de sangue”, e contou ainda que “a programação teve uma abordagem pedagógica, voltada para a aprendizagem e para a valorização da bagagem cultural dos estagiários”.

Entre as tarefas estavam apresentações cênicas e musicais com o tema do Cordel nordestino, comidas típicas do Nordeste com a apresentação de sua história na cultura regional, criação de pequenas histórias improvisadas com palavras que eram apresentadas aleatoriamente aos integrantes dos grupos, entre outras tarefas. O júri era composto pela diretora de Recursos Humanos do HFB, Arlene Gidra Gomes; a já citada Valéria Hildebrandt, Glaucia Dias, da Disciplina Administrativa; Thamyres Leal, da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (CODEP) e Lívia Rios, do Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Pesquisa (CEAP) do HFB.

Lívia Rios, do CEAP, confirmou o sucesso do caráter pedagógico das tarefas cumpridas pelos estagiários. “A produção que vimos na apresentação dos cordéis é uma coisa difícil de se fazer. Percebemos que eles realmente estudaram o tema e se esforçaram para mostrar um trabalho com conteúdo relevante”, comemorou Lívia. No auxílio à coordenação do evento estava o estagiário da CODEP, Alan Pimenta, que em seus últimos dias como estagiário no HFB, aproveitou o momento para se despedir de todos os seus colegas e profissionais com quem trabalhou. “Aprendi muita coisa aqui. Saio mais profissional do que quando entrei. Estou até com dificuldade de me imaginar trabalhando em outro lugar, pois criei um vínculo muito forte com as amizades que fiz aqui, tanto no setor onde trabalho quanto no hospital como um todo. Não é todo ambiente profissional que propicia a criação desses vínculos”, revela Alan, que sai do Hospital para trabalhar como professor do Ensino Fundamental em uma escola municipal.

Após o sorteio de brindes, onde todos os estagiários foram contemplados, veio o grande momento com a soma da pontuação alcançada pelas equipes e o anúncio da colocação de cada uma. Samantha Lindenblatt, estagiária na administração da Creche e integrante da equipe Azul, que além da alegria demonstrava certo nervosismo, contou como foi positivo o evento e lembrou que sua equipe foi a que mais reuniu agasalhos destinados para doação. “Foi um trabalho em que adquirimos muita informação e cultura, com abertura para diversos temas. Dormi apenas duas horas esta noite para terminar de fazer o vídeo que apresentamos”, disse Samantha.

A equipe vencedora foi a Laranja, com 30.220 pontos, seguida da equipe Branca, em segundo lugar com 27.120 pontos, e com 25.880 pontos, a equipe Azul ficou com o terceiro lugar. Na sequência, vieram as equipes Verde, com 21.320 pontos, Roxa, com 16.920 pontos, Amarela, com 16.480 pontos, Vermelha, com 6.800 pontos e Pink, com 3.200 pontos.

As doações arrecadadas pelos estagiários para o evento foram entregues na Coordenação de Atenção Comunitária e Voluntariado (CAC-VOL) do HFB nesta quarta-feira (04/09) por integrantes das equipes. A funcionária do setor, Aledijane Sotero Gomes, agradeceu aos jovens e disse que "vocês não fazem ideia de quantas pessoas vocês ajudarão com essas doações. É assim que vocês começam a exercer suas cidadanias".

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
349965 visitantes