HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

009/28/2012

Hospital de Bonsucesso entra em campo pela doação de órgãos no Engenhão



Por Danielle Fernandes

No último dia 26 de setembro, pacientes transplantados no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), seus responsáveis e profissionais da Unidade entraram em campo antes do Jogo Flamengo e Atlético-MG, realizado no Engenhão. A ação fez parte da parceria firmada entre o Hospital e o Clube de Regatas do Flamengo para comemorar o Dia Nacional de Doação de Órgãos (27/09).

As crianças e os adolescentes transplantados entraram em campo, 15 minutos antes da partida, com camisas e faixas que traziam mensagens de incentivo à doação de órgãos, e deram a volta olímpica no estádio, que estava com mais de 39 mil torcedores. O objetivo da Campanha é conscientizar a população da importância deste gesto que salva vida de quem aguarda por um transplante. De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), no Brasil, mais de 30 mil brasileiros aguardam por um transplante.

“O transplante é a única terapêutica médica que depende da solidariedade das pessoas. Qualquer outra doença, o médico consegue tratar com seu saber e aplicando tecnologia necessária. Mas no transplante é preciso que uma pessoa se conscientize da importância de doar o órgão para que eu possa atuar. Uma das etapas fundamentais para essa doação é o consentimento da família de alguém que teve morte encefálica e, por isso, que é importante realizar Campanhas para que a sociedade discuta a importância da doação de órgãos em casa. Daí no dia em que um ente querido vier a falecer, o responsável pode autorizar a doação por já ter essa idéia definida na cabeça, já que normalmente as pessoas são abordadas no momento de dor e se não tiver isso já consciente dentro de si, não é comum que doem”, explicou Dr. Lúcio Pacheco, chefe do Serviço de Transplante de Fígado do HFB e vice-presidente da ABTO.

Familiares de transplantados fazem apelo pela doação

Durante a ação no Engenhão, o mais animado era o pequeno Miguel Pablo Peres Ferreira de apenas 3 anos, que fez transplante de fígado aos 11 meses de idade. A solidariedade partiu de sua mãe, Indiamara Peres, que doou parte de seu fígado para o filho. “Como mãe, faço um apelo: Doe Órgãos! Hoje eu pude salvar meu filho! Amanhã, com a solidariedade de alguém, outras vidas podem ser salvas! A satisfação que você sente sabendo que pode dar a vida de volta a alguém é maravilhosa! Você ver quem você gosta tendo uma nova oportunidade também é muito gratificante. Então, eu sempre divulgo essa idéia, de que devemos doar todos os órgãos para ajudar a alguém que aguarda pela cirurgia para não morrer”, enfatiza Indiamara.

O pai do paciente, Pablo Garcia Ferreira, fala o que achou da ação no Engenhão: “é muito importante alertar as pessoas, que muitas vezes não sabem como funciona um transplante, não sabe quem pode doar, seja em vida ou após a morte. Fiz questão de ir e apoiar a causa porque sei pelo que passei com meu filho. Ele estava super feliz e curtiu muito ir ao campo”, contou.

HFB faz Campanha interna pela doação

No dia 27 de setembro, para divulgar o Dia Nacional de Doação de Órgãos foram fixadas faixas no HFB, houve distribuição de folderes para conscientização da importância da doação de órgãos, e profissionais da Unidade vestiram a mesma camisa usada no jogo para realizar Campanha interna com usuários e acompanhantes que freqüentam o Hospital.

O Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) é referência em transplante no Rio de Janeiro e no Brasil, e atualmente, é o único hospital público do Estado que realiza o procedimento em crianças. Em 2012 foram realizados 60 transplantes de fígado e 110 renais, com aumento de mais de 27% e 11% respectivamente em relação ao ano anterior. Porém, é necessário que esse número de cirurgias aumente mais para evitar mortes de pacientes que não suportam a longa espera na fila pelo órgão. Para isso, a doação é fundamental! Converse com sua família! Acesse aqui a Campanha do Ministério da Saúde . Acesse as fotos do evento no Engenhão .

Voltar

21/04/2019 - INAUGURAÇÃO DE SERVIÇO

21/04/2019 - COLOCAÇÃO DE PRÓTESE FONATÓRIA

21/04/2019 - DIA DO OBSTETRA

21/04/2019 - AÇÃO INTEGRADA PARA HOSPITAIS FEDERAIS

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
336549 visitantes