HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

10/25/2012

GALT: “Uma nova família”



Por Fabio Borges

Foto: GALT

O Grupo de Apoio ao Larigectomizado Total (GALT) do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) tem feito um belo trabalho com os pacientes que precisaram fazer esta cirurgia e seus familiares. No último dia 17/10, o Grupo fez um passeio ao Jardim Botânico, onde participaram 11 pacientes, um acompanhante e dois funcionários. Através do GALT, além dos passeios e confraternizações, os pacientes ainda têm oportunidade de assistir palestras com especialistas como nutricionistas e fisioterapeutas, sempre sobre um tema inerente à vida deles.

“O GALT é muito importante para mim, pois sou filha de um laringectomizado total que quase não interage com ninguém além da família, por conta da deficiência na fala. No GALT eu não tenho dúvidas de que meu pai encontrou uma nova família, onde não há diferenças, pois todos têm o mesmo propósito e contribuem para dar continuidade ao sonho uns dos outros, que é a vontade de falar”, conta Graciany Rodrigues da Cruz, filha de Aguinel Rodrigues da Cruz, um dos pacientes que vem se beneficiando com as atividades do Grupo. Ligado ao Serviço de Broncoesofagologia, chefiado pelo Dr. Marcelo Dodd, o GALT é formado pelo fonoaudiólogo Flávio Coutinho, pela psicóloga Tereza Cristina, pela socióloga Luciana Eufrásio e pela pedagoga Débora Marques.

A operação de laringectomia total significa a supressão completa da laringe, que resulta na perda da fala e a respiração passa a ser feita através de um orifício na traquéia. Estas são duas marcas inevitáveis que transformam de forma irreversível a vida dessas pessoas. No GALT, contudo, eles aprendem um recomeço de suas vidas, onde os papeis tanto dos familiares quanto da equipe multiprofissional são fundamentais. “No GALT estamos sempre unidos. O Grupo é importante para mim porque auxilia no meu tratamento de recuperação da fala”, conta Aguinel Rodrigues da Cruz, integrante do grupo. Outro membro, Calixto Abrahão Ralluf Neto, também fala sobre a importância do grupo em sua recuperação. “Além de me sentir muito bem acompanhado, a evolução da minha recuperação melhora a cada dia. O tratamento tanto da equipe médica, do fonoaudiólogo e de toda a equipe tem sido muito eficiente”, elogia. O paciente Jorge Mathias Brandão é mais sucinto, mas dá a tônica do que o GALT busca realizar. “Eu me sinto melhor em tudo”, diz o paciente. Talvez por tantos benefícios, o Grupo ainda tenha entre seus integrantes pessoas que foram operadas há quase 20 anos.

O fonoaudiólogo Flávio Coutinho conta como é importante que o atendimento a estes pacientes seja humanizado e atenda às questões biológicas, psicológicas e sociais, que afetam o dia-a-dia das pessoas que passam por uma laringectomia total. “Esta cirurgia é limitadora da qualidade de vida. É com a voz que estabelecemos nossa identidade como sujeito”, afirma Flávio, que explica ainda as “dificuldades das pessoas que cuidam desses pacientes fora do ambiente hospitalar, de se entender as alterações anatômicas e funcionais decorrentes da operação”.

Os pacientes que fazem esta retirada total da laringe têm a opção de fazer a terapia fonoaudióloga de habilitação de voz esofágica ou utilizar o recurso da Eletrolaringe, que consiste em falar através de um aparelho que precisa ser encostado junto à garganta a cada vez que o paciente precisar emitir um som. “Estas alterações anatômicas e funcionais precisam ser muito bem entendidas pelos familiares e pelos que cuidam desses pacientes, pois será através principalmente desse amparo, que ele terá condições de manter o processo de reabilitação da voz, do convívio com a sociedade e de sua auto-estima”, lembra Flávio.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
304569 visitantes