HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

008/001/2003

Diretor-Geral do HGB é homenageado com Medalha Peter Medawar



A cerimônia de entrega da Medalha Peter Medawar, concedida pela Sociedade Médica do Rio de Janeiro (SOMERJ) em conjunto com a Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (SMCRJ), ao diretor-geral do HGB, Dr. Victor Grabois, foi realizada no dia 29 de julho, com a presença de cerca de 120 pessoas, no auditório do Centro de Atenção à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. Na abertura, o presidente da SMCRJ, Dr. Cantidio Drumond Neto, falou da trajetória do  homenageado desde o início de sua carreira, que o motivou a sugerir a premiação. “Eu vi o Dr. Victor vencer inúmeras situações difíceis pelas quais passa uma unidade pública de saúde de grande porte”, disse.

O presidente da SOMERJ, Dr. Samuel Kierszenbaum, falou sobre Peter Medawar, Nobel de Medicina em 1960, que foi o único brasileiro a ganhar o prêmio. Ele ressaltou que a homenagem está sendo prestada ao Dr. Victor “não pelo fato político, mas pelo seu trabalho e pela importância que ele tem para o Sistema Único de Saúde, que certamente o tempo irá mostrar”.

O líder da bancada do PT na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, vereador Edson Santos, fez parte da mesa e lembrou o desafio de se administrar um hospital como o HGB, “localizado na região mais densa do Rio de Janeiro em termos de população, o que faz com que suas carências estejam mais evidentes”, afirmou. Ele completou dizendo que “o espírito público com que o Dr. Victor encara a sua missão e a sua visão de tornar a sua gestão cada vez mais transparente, o faz um administrador moderno”.

 

Bastante emocionado, Dr. Victor agradeceu a sua família, que estava presente ao evento, e a todos os profissionais que acreditam na possibilidade de se melhorar cada vez mais os serviços do Hospital. “O HGB sempre se destacou pelo valor de seus médicos e de todas as suas equipes de saúde, que conseguiram manter e evoluir na qualidade de seu trabalho, mesmo quando estiveram sob situações adversas”, disse, lembrando que, mesmo nos momentos mais difíceis, sempre optou por uma postura de manter o funcionamento do hospital e de fazer as coisas acontecerem.

 

QUEM FOI PETER MEDAWAR?

 

Premiado com o Nobel em 1960, pela descoberta da tolerância imunológica adquirida, Peter Medawar nasceu no ano de 1888, no Rio de Janeiro. Medawar se formou em Zoologia pela Universidade de Oxford. Nesta mesma Instituição, desenvolveu suas pesquisas na área do crescimento de tecidos. Ele dividiu o Nobel de Medicina com o professor Macfarlane Burnet. Medawar se destacou no estudo do mecanismo da rejeição aos transplantes, associando este fenômeno a uma rejeição imunológica. Suas pesquisas na área da reação e tolerância imunológica merecem destaque. Medawar faleceu em 1987.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
279541 visitantes