HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

008/008/2003

Qualidade de vida com Planejamento Familiar



Iniciado desde maio de 1996, o Programa Planejamento Familiar, do Serviço de Ginecologia do HGB, tem como objetivo principal informar aos casais que procuram a Unidade a importância do tema para o bem-estar da família. Nos encontros do Programa que acontecem na primeira quarta-feira do mês, a partir de 9:00h, no Auditório do Serviço Ginecologia são discutidos temas relacionados à saúde, à mulher e ao casal.

Todos os pacientes encaminhados ao Planejamento Familiar são provenientes da Ginecologia, Obstetrícia e de clínicas especializadas, como a Cardiologia, Nefrologia e Clínica Médica. Mas a atividade é coordenada pelo chefe do Serviço de Ginecologia do HGB, Dr. Max Aydelkop Milgran, e conta com o empenho da equipe multiprofissional formada por: Márcia Natal Abreu, psicóloga; Maria Ivaneide Pinho de Souza, assistente social e uma das autoras do Planejamento Familiar na Unidade; Maria Nazaré Assis dos Santos, enfermeira e pelos médicos da Ginecologia do HGB, Dr. Antonio Viana Veloso e Dra. Maria Fernanda Couto.

Nas reuniões do grupo, os temas voltados para o público feminino vão desde a saúde da mulher, como "a importância de exames como, por exemplo, o preventivo também conhecido como Papa Nicolau e o Pré-natal" até sobre "direitos trabalhistas, sociais e previdenciários da mulher", o "avanço da força da mulher no trabalho e na sociedade" e a "violência contra mulher no trabalho e em casa".

Já nos que envolvem o casal, são abordados métodos educacionais usados pela equipe do Programa no HGB, tais como a "discussão da sexualidade", "a diferença da educação entre meninos versus menina", "homem versus mulher", "prevenção de doenças sexualmente transmissíveis", "cidadania e aspectos sociais e psicológicos do casal" e o "histórico da família diante dos métodos contraceptivos".

Após os encontros, são agendadas consultas médicas para que os participantes tenham uma avaliação clínica e, posteriormente, a indicação do método adequado, dada pelo profissional de saúde. No caso do diagnóstico indicar métodos definitivos - como laqueadura tubária para mulheres e vasectomia para homens - o casal recebe orientações no atendimento psicossocial do Hospital. Porém, a psicóloga Márcia Abreu enfatiza que "existe maior incentivo aos métodos não definitivos, como DIU, diafragma e preservativo masculino".

Cassius Cardoso e a esposa Flávia participaram da reunião do mês de agosto, para eles os encontros esclarecem itens que são considerados tabus. "Escutamos muitas coisas na rua, mas aqui se explica melhor sobre a sexualidade e contraceptivos", disse Cassius. "Eu pensava que o uso do DIU causasse câncer, mas não é assim que acontece", acrescentou Flávia.

O Programa Planejamento Familiar conta com o apoio do Serviço de Nutrição do HGB, que serve o café da manhã no início das palestras, bem como com a colaboração de laboratórios farmacêuticos, que distribuem brindes, material educativo, contraceptivos, medicamentos e lanches ao público que freqüenta as reuniões.

Voltar

21/04/2019 - INAUGURAÇÃO DE SERVIÇO

21/04/2019 - COLOCAÇÃO DE PRÓTESE FONATÓRIA

21/04/2019 - DIA DO OBSTETRA

21/04/2019 - AÇÃO INTEGRADA PARA HOSPITAIS FEDERAIS

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
337290 visitantes