HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

008/11/2003

Biblioteca Viva no HGB completou um ano



Dia 12 de agosto fez um ano que foi implantado no Hospital Geral de Bonsucesso (HGB), o Projeto Biblioteca Viva em Hospitais (PBVH). Resultado da parceria entre o Ministério da Saúde, a Fundação Abrinq e o Banco Citibank, a ação humanizadora - que conta somente com voluntários - visa incentivar o hábito de leitura entre as crianças e os adolescentes enfermos, além de tentar contribuir para a qualidade da estadia desses pacientes no hospital.

No HGB, o PBVH começou com três professoras da Classe Hospitalar que foram indicadas pelo chefe do Serviço de Pediatria, Dr Giuseppe Santalucia, para participarem, em São Paulo, da capacitação de mediadores - como são chamadas as pessoas que realizam a atividade. O trio referente foi formado por Mônica Moreira, Rosane Loureiro e Vera Regina. Atualmente, já são 24 os profissionais capacitados na Unidade, entre médicos, psicólogos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem e agente de saúde.

Angela Petersohn da Silva Paes, chefe do Serviço de Saúde Comunitária e coordenadora do Projeto no HGB, disse que o número de pessoas que participam do projeto é insuficiente. "Precisamos sensibilizar as pessoas para a importância do trabalho voluntário", alertou Angela.

A meta da equipe é aumentar o número de mediadores, através da capacitação feita em dois dias no HGB e, conseqüentemente, ampliar as mediações para todo o Hospital; aumentar o acervo bibliográfico que começou com 300 livros e que conta com 320 unidades, bem como manter e ampliar o intercâmbio com a rede hospitalar onde seja desenvolvido o projeto.

Além das crianças, o PBVH também estimula os funcionários da Unidade ao hábito da leitura. Estima-se que mais de 1.500 pacientes tenham sido beneficiados pelo projeto no HGB. Atualmente, são mais de 20 instituições de saúde em todo o Brasil que realizam as atividades, sendo quatro unidades do Rio de Janeiro.

Fátima Ferreira, enfermeira da Pediatria, relata que "a interação com a criança é muito especial, quando se faz a leitura". Todos os mediadores são unânimes quanto ao benefício da atividade tanto para quem ouve as histórias, quanto para quem as lê. As pessoas interessadas em participar do  Projeto Biblioteca Viva em Hospitais no HGB podem procurar o Serviço de Saúde Comunitária, no prédio 4/3º andar e pelo telefone 3977-9561 das 9:00h às 12:00h e das 13:00h às 16:00h.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
349994 visitantes