HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

008/15/2003

Encontro discutiu febre reumática



No dia 26 de agosto, foi realizado, no Hospital Geral de Bonsucesso (HGB), o IX Encontro contra a Febre Reumática. Organizado pelo Serviço de Cardiologia Pediátrica do HGB, no evento, aberto aos profissionais de saúde e à comunidade, foram esclarecidas as dúvidas sobre a prevenção e o tratamento da doença.  A febre reumática - que ataca o coração e as articulações - não tem cura, atinge principalmente crianças de 5 a 15 anos e pode surgir a partir de uma simples dor de garganta.

Na Unidade, a equipe do Serviço de Cardiologia Pediátrica que realiza a atividade desde 1990 é formada pelos médicos Dra. Eliane Lucas, chefe do Serviço, Dra. Rosângela da Motta Almeida, Dr. Malguvem Duque Estrada, Dra. Maria da Glória Federicci e Dra. Simone Duarte Campbell.
No ambulatório do Serviço, 660 pacientes recebem o acompanhamento. A patologia é responsável por 50% das internações. Segundo a Dra. Rosângela, "o grande número de casos comprovam a importância da discussão e divulgação do tema, pois muitas pessoas adquirem a doença por não conhecê-la. A falta de informação é um grande complicador".

As palestras do grupo não são promovidas somente na Unidade, mas também em outras instituições de saúde como no Hospital dos Servidores do Estado e no Instituto Nacional de Cardiologia de Laranjeiras, entre outros. Durante o evento, realizado no auditório do Centro de Atenção à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente do HGB (Prédio 2/ 6º andar), foram distribuídos medicamentos para os portadores da doença.

O que é a febre reumática

A doença é decorrente do tratamento inadequado de infecções de garganta, como amigdalite e faringite, que em três semanas pode evoluir para a febre reumática. Os sintomas são: febre persistente, dor nas articulações e problemas no coração. Depois de diagnosticada, o tratamento segue de acordo com as complicações decorrentes da doença, pois não há cura. Por isso é essencial procurar um médico assim que aparecer qualquer problema de garganta, principalmente na faixa etária de maior prevalência, que é de 5 a 15 anos.

Voltar

21/04/2019 - INAUGURAÇÃO DE SERVIÇO

21/04/2019 - COLOCAÇÃO DE PRÓTESE FONATÓRIA

21/04/2019 - DIA DO OBSTETRA

21/04/2019 - AÇÃO INTEGRADA PARA HOSPITAIS FEDERAIS

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
336778 visitantes