HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

006/002/2016

Médico do HFB alerta para os riscos da hipertensão arterial



Reportagem e vídeo: Fábio Borges

Imagem: web

No Dia Mundial da Hipertensão, celebrado em 17 de maio, as organizações de saúde alertaram para valores de pressão arterial superiores a 140/90 mmHg, considerados como fator de risco para enfermidades cardiovasculares e acidente vascular cerebral. A Organização Pan-Americana de Saúde/OMS recomenda a redução de sal na dieta e hábitos de vida saudável para prevenir as graves consequências para a saúde da hipertensão arterial.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo são hipertensas, o que pode ocasionar ataques cardíacos e derrames (acidente vascular cerebral).

A hipertensão arterial é o principal fator de risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares, mas pode ser prevenida ou adiada por um conjunto de intervenções preventivas, entre as quais está a redução da ingestão de sal, seguir uma dieta rica em frutas e legumes, praticar exercícios e manter um peso corporal saudável.

O chefe do Serviço de Emergência do Hospital Federal de Bonsucesso e clínico geral, Dr. Júlio Noronha, fala sobre o assunto e esclarece questões importantes sobre a hipertensão arterial. Ele lembra que está “é uma doença prevalente, pois de 20 a 26% da população tem hipertensão”. O médico alerta ainda que “um fato a chamar a atenção sobre a hipertensão arterial, é que ela é uma doença que pode evoluir totalmente sem sintomas”, e lembra que uma das principais causas da doença é a insuficiência renal crônica.

Júlio Noronha informa que as pessoas devem ficar atentas a sintomas como cefaleia, “especialmente dores na nuca, palpitações, mal-estar ou cansaço fácil, tem que procurar o médico mais perto da sua casa para fazer a verificação da pressão arterial”.

Para prevenir a hipertensão arterial, o Dr. Júlio Noronha recomenta hábitos saudáveis, evitar sedentarismo, prática de exercícios e alimentação com pouco sal.

Veja a entrevista completa com o Dr. Júlio Noronha neste link

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
284745 visitantes