HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

006/22/2016

Exército faz parceria com o HFB no Dia Mundial do Doador de Sangue Dia Mundial do Doador de Sangue



Na semana do Dia Internacional do Doador de Sangue (14/06), o Hospital Federal de Bonsucesso promoveu uma grande mobilização para celebrar a data, que incluiu uma parceria com o Exército Brasileiro, através do 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear de Realengo. Durante quatro dias da semana, cerca de 50 militares compareceram ao Banco de Sangue do Hospital para fazer doação de sangue. Também houve distribuição de panfletos e cartazes para a conscientização de funcionários e familiares de pacientes sobre a importância de doar sangue periodicamente. “É preciso buscar outras instituições parceiras como o Exército, que vem aqui nesta semana, para que se mantenha as doações necessárias para abastecer o Hospital”, avisa a hematologista Caroline Rebello, chefe substituta do Serviço de Hemoterapia do HFB.

A médica informou que o ideal seria que houvesse uma média de 40 doações de sangue por dia, para atender as necessidades do Hospital. “Hoje temos de 20 a 30 doadores por dia, mas precisamos aumentar essa média para suprir bem o hospital. Também é importante lembrar que temos uma perda entre 15 e 30%, que são eliminados durante a entrevista e a sorologia”, explica.

A doação de sangue do grupo do Exército foi possível através da dedicação do agente administrativo Rodrigo de Melo, que entrou em contato com o Cabo Especialista Ulisses, do Batalhão de Defesa Química, e a partir de então eles conseguiram a liberação do Comando do Batalhão para reunir os voluntários que compareceram ao HFB. O Cabo Carlos, que estava à frente do grupo que compareceu no dia 14/06, falou sobre a sua motivação para ser um voluntário na campanha. “Eu acho que todo mundo deve fazer a sua parte. Mesmo que hoje não seja a gente que esteja precisando de sangue, amanhã pode ser qualquer um de nós”, afirmou o Cabo Carlos.

O trabalho de conscientização procura tornar mais frequentes hábitos como o de Richardson Miranda, 19 anos, que junto com um grupo de mais quatro amigos, todos moradores da comunidade da Maré, decidiram se tornar doadores de sangue permanentes e comparecem ao Banco de Sangue do HFB a cada três meses. “Foi uma decisão completamente espontânea que surgiu de uma conversa entre nós e agora nós comparecemos aqui regularmente. Hoje já estamos em nossa quarta visita ao hospital para fazer a doação”, contou Richardson, que estuda Ciências Matemáticas e da Terra na UFRJ.

O HFB é um Hospital de alta complexidade e essencialmente cirúrgico. As atividades do Serviço de Hemoterapia, responsável pelo Banco de Sangue, é de extrema importância para o tratamento dos pacientes que procuram o HFB, que realizou mais de 9 mil procedimentos cirúrgicos no último ano. Com toda essa atividade, o HFB tem necessidade constante de doadores, como afirma a enfermeira do Posto de Coleta de Sangue, Jane Belloti. “Precisamos cada vez mais que os profissionais de saúde dos serviços e clínicas do Hospital informem para os pacientes e seus familiares sobre o nosso Banco de Sangue e a importância de ser doador”, lembra a enfermeira. Ele acredita também que “nós poderíamos ter mais doadores constantes entre nossos funcionários, que ainda são bem poucos”. Essa reflexão se torna ainda mais importante quando sabemos que, com cerca de 4 mil funcionários lotados no HFB, menos de 1% da sua força de trabalho são doadores de sangue frequentes na própria Unidade.

O Banco de Sangue do HFB funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30m às 12h, no térreo do prédio 4. Veja abaixo o que é necessário para ser um doador de sangue.

A princípio, qualquer pessoa pode doar, basta levar um documento oficial com foto e órgão expedidor (RG ou documento oficial equivalente) e se apresentar em um posto de coleta.

Passo 1: Veja se está dentro dos requisitos básicos.

• Se você tiver entre 16 e 18 anos incompletos, a doação só poderá ser realizada mediante consentimento dos pais ou responsáveis legais. É possível ainda que o Hemocentro solicite a presença dos pais para a doação.

• Ter até 69 anos, 11 meses e 29 dias de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60 anos;

• Ter peso igual ou superior a 50 kg;

• Estar alimentado, mas evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar duas horas;

• Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

Passo 2: Verifique os impedimentos temporários.

• Estar bem de saúde. Ou seja, se estiver gripado, resfriado, com febre, espere 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;

• Período gestacional;

• Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;

• Amamentação;

• Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;

• Tatuagem e/ou piercing nos últimos seis meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);

• Não ter feito exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos seis meses;

• Comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.

• Comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.

Passo 3: Confira se não está dentro dos critérios definitivos de impedimento.

• Hepatite após os 10 anos de idade;

• Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;

• Uso de drogas ilícitas injetáveis;

• Malária.

Clique aquitext e veja os requisitos completos no Portal Brasil

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
279732 visitantes