HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

007/12/2016

Oftalmologia do HFB: Centro Terciário de Excelência



No Dia da Saúde Ocular, os pacientes atendidos pelo Serviço de Oftalmologia do Hospital Federal de Bonsucesso tem muito a comemorar. O setor recebeu diversos equipamentos de última geração, todos doados pela Receita Federal. A chefe do Serviço de Oftalmologia, Dra. Beatriz Fiuza (na foto, ao lado), conta que, com as novas aquisições, será possível “ampliar e melhorar bastante o nosso atendimento”. Ela revela que “tem alguns equipamentos que a gente já tinha, mas em número reduzido; e tem outros que o Serviço não possuía, como o Auto Refrator e Ceratômetro computadorizado. Eles fazem a refração objetiva e a ceratometria. Isso vai trazer muita agilidade no atendimento”, explicou.

Outro destaque observado pela Dra. Beatriz é o Yag Laser, que “faz vários procedimentos, sendo especialmente importante para o pós-operatório de cirurgia de catarata, para quem tem opacidade de cápsula. Ele faz também o tratamento para glaucoma primário de ângulo fechado, e consegue prevenir uma crise aguda de glaucoma, evitando a cegueira em muitos casos”, detalhou a oftalmologista. Este é mais um equipamento de última geração que o hospital não possuía e passa agora a poder oferecer mais este tratamento de ponta para a população. “Antes era preciso encaminhar os pacientes para outra unidade hospitalar, e agora não será mais necessário, pois podemos fazer o tratamento aqui”, confirma.

A Clínica de Oftalmologia também recebeu um topógrafo de última geração que, “além da topografia, ele também conta com biometria ótica”, explica a Dra. Beatriz. Entre os equipamentos doados estão também seis oftalmoscópios e seis retinoscópios.

Outra boa notícia dada pela Dra. Beatriz foi que “essa biometria ótica é o exame mais moderno e mais preciso para calcular lente intraocular”. E completa que “estes equipamentos chegaram no momento certo, porque o hospital acabou de contratar três oftalmologistas altamente especializados. Então, esta tecnologia vai permitir um diagnóstico mais preciso, um acompanhamento melhor dos pacientes, tratamentos que antes a gente não realizava e, com isso, estaremos alinhados com a proposta do serviço que é ser um Centro Terciário Avançado e de Excelência de Oftalmologia”, comemora.

Atuação maior na formação de especialistas e nas atividades de Ensino e Pesquisa

As novidades na Oftalmologia se estendem até a sua participação na formação profissional, como conta a Dra. Beatriz. “Os seis retinógrafos portáteis nos permitirá ainda realizar a telemedicina, que já foi comprovada a sua eficácia, por exemplo, para o diagnóstico e tratamento da retinopatia da prematuridade. A gente pode fazer a documentação e consultar especialistas à distância”, conta. Além de reforçar a característica do HFB como hospital de ensino, esta nova atividade também “permitirá que a gente realize pesquisas de alto nível, que era uma limitação que nós tínhamos por não ter o acesso a essa tecnologia mais moderna”, conclui a oftalmologista.

A Oftalmologia também recebeu um aparelho de última geração para exames de fundo de olho que, segundo a Dra. Beatriz, diferente dos outros, “ele consegue registrar a imagem intraocular e não há necessidade de utilizar colírio para dilatação do olho, com possibilidade também de documentar as alterações da parte da frente do olho (seguimento anterior), e também da parte de trás do olho, no caso da retina. Então a gente vai utilizar isso muito para o ensino e para a avaliação dos bebês, da retinopatia da prematuridade”.

A Dra. Claudia Spala, chefe substituta do Serviço de Oftalmologia, que também vistoriou os novos equipamentos, contou que, com o novo topógrafo, todos os pacientes atendidos pelo ambulatório da Clínica serão beneficiados pelas doações. A médica lembra ainda que será a primeira vez que o Hospital poderá contar com equipamentos de excelente qualidade, que significa “um grande avanço, pois agiliza o atendimento com diminuição do tempo de espera, e conseguiremos ter a mesma tecnologia a que se tem acesso em qualquer consultório particular”, comemora. A médica explica também que, “através deste aparelho, com o acionamento de apenas um botão eu já tenho a estimativa do grau com mais precisão e com uma velocidade até cinco vezes maior”.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
349271 visitantes