HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

007/20/2016

HFB recepciona estudantes de Medicina



O Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) recebeu nesta terça-feira (12/07) cerca de 70 acadêmicos do 5º ano de Medicina, através de convênio mantido com a UNIFESO – Centro Universitário da Serra dos Órgão (RJ). O Coordenador da Residência Médica fez uma apresentação sobre os programas de Residência Médica do Hospital, quando os estudantes também puderam conhecer também as atividades desenvolvidas pelo HFB, desde dados sobre sua produção, estrutura física, parque tecnológico e perfil de sua clientela.

A Direção-Geral do HFB foi representada pelo Dr. Jeferson Lincoln Santana, cardiologista do Hospital Federal de Bonsucesso há 35 anos, que ressaltou as vantagens se de iniciar os estudos de medicina em uma unidade de grande porte como o HFB. “Eu fiz residência aqui, e quero parabeniza-los por esta conquista, pois todos nós sabemos que é uma luta para chegar até aqui. Estamos torcendo para que tenham sucesso nesta nova fase e que se tornem bons médicos”, auspiciou o cardiologista. Dr. Jeferson lembrou que considera o HFB uma escola, com a credibilidade de ter sido formado pela Unidade e de respeitado por médicos e pacientes pela sua trajetória de sucesso. “Na verdade, Medicina não é só você saber tratar da doença, mas sobretudo, tratar do doente, pois o paciente sempre tem vários problemas além daquele que ele está apresentando”, ensinou.

Dr. Jefferson reforçou sobre a importância que os estudantes devem dar para a prática clínica. “Uma coisa que eu quero deixar claro e que é importante para vocês, é sempre levar em consideração da Clínica. É um jargão da Medicina, mas a Clínica é fundamental para você chegar a um diagnóstico mais seguro no tratamento. Não pensem que um exame complementar será sempre o que vai definir um tratamento. Na realidade, um bom médico é aquele que faz uma boa Clínica Médica”, aconselhou.

Sônia Paredes de Oliveira, coordenadora do 10º período do internato do HFB e funcionária do Hospital durante 30 anos, lembrou que este é um momento em que “os alunos precisam de um local com cenários de prática, e o Hospital Federal de Bonsucesso, por ser uma unidade com grande demanda de pacientes, pode proporcionar isso aos alunos de uma forma muito tranquila”. Sônia também destacou a vantagem de se estagiar em um hospital de grande porte. “Nesse momento, em que eles precisam ter contato com o paciente, por ser um hospital de alta complexidade - maior que o hospital de Teresópolis, de onde eles vêm - é uma oportunidade única de fazer um treinamento que vai contribuir muito para o aprendizado desses alunos”, completou.

A aluna Camila Paiva falou sobre a sua expectativa em relação ao internato no HFB. “A expectativa é de conhecimento mesmo, de aprender com as oportunidades que o HFB pode nos oferecer, visto que é um hospital de grande porte do Rio de Janeiro. A gente também espera aprender muito sobre Emergência, já que é uma parte que eu julgo um pouco deficiente da minha faculdade, além da experiência com os próprios residentes, que lá na universidade a gente já não tem tanto. Então acredito que seja bem proveitoso, estamos bem animados. Os médicos aqui são muito experientes e isso só tem a acrescentar ao nosso aprendizado”.

Para encerrar, Dr. Jeferson falou sobre a importância da presença dos alunos na Unidade e da competência dos profissionais de saúde do HFB, lembrando aos estudantes que estarão em boas mãos. “É uma conquista muito importante para este hospital, que tem várias clínicas e profissionais de alta competência, e tem tudo para ser um hospital de referência para o Ensino no Rio de Janeiro”.

Voltar

21/04/2019 - INAUGURAÇÃO DE SERVIÇO

21/04/2019 - COLOCAÇÃO DE PRÓTESE FONATÓRIA

21/04/2019 - DIA DO OBSTETRA

21/04/2019 - AÇÃO INTEGRADA PARA HOSPITAIS FEDERAIS

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
336728 visitantes