HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

009/001/2016

Dia do Psicólogo é comemorado em 27 de agosto



Por Fabiana Macabu

“O principal objetivo da terapia psicológica não é transportar o paciente para um impossível estado de felicidade, mas sim ajudá-lo a adquirir firmeza e paciência diante do sofrimento.”, C. G. Jung. No dia 27 de agosto é comemorado o Dia do Psicólogo e o Serviço de Psicologia do HFB comemorou a data com sua equipe, em 31 de agosto, no Auditório da Enfermagem (Prédio 4 / 2° andar).

O psicólogo estuda fundamentalmente a mente humana, ao analisar seu comportamento para contribuir com a resolução de questões emocionais diversas e profundas. O trabalho deste profissional no HFB compreende o indivíduo e a subjetivação de sua história, incluindo sua família, aspectos sociais, expectativas e projetos, entre outros.

A chefe do Serviço de Psicologia do HFB, Márcia Natal, abriu a comemoração lembrando que em 1962 a Psicologia foi regulamentada no Brasil, dando início a luta por uma carreira que trabalha com a emoção e o sentimento, incluindo todo o aparato psíquico.

“Esse ano preparamos uma pequena festa para celebrar a nossa profissão. Agradeço a nossa equipe pela seriedade e dedicação. A cada dia nós colocamos um tijolinho a mais na história da Psicologia. Obrigada a Direção pelo apoio que tem dado ao nosso trabalho”, ressaltou Márcia.

A psicóloga Débora Pereira fez uma homenagem aos estagiários. “Gostamos muito de trabalhar com vocês. Aqueles que estão terminando o estágio deixam uma grande contribuição. O período que estivemos juntos foi uma partilha de sonhos e ideais”, declarou.

Como é o Serviço de Psicologia no HFB

A equipe de Psicologia do HFB é composta por 15 psicólogas, oito estagiárias e um agente administrativo. A estrutura da assistência psicológica é realizada através do desenvolvimento das atividades nas clínicas, serviços, enfermarias e ambulatórios.

O psicólogo atua como membro da equipe multiprofissional. A atuação técnica do profissional fundamenta-se nos conceitos da Psicologia Clínica e da Psicologia Hospitalar.

Segundo Márcia Natal, o foco do atendimento são as questões relacionadas às repercussões psíquicas desfavoráveis que o percurso do adoecimento e do tratamento pode produzir no próprio paciente e/ou em seus familiares e cuidadores. “Além do acolhimento realizado aos familiares na rotina dos atendimentos, aqueles que apresentem dificuldades psicológicas decorrentes do percurso terapêutico do paciente são agendados para atendimento psicológico”, afirma.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
285116 visitantes