HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

008/29/2003

Médicos do Programa de Transplante Hepático participam de Fórum



Dois médicos da equipe de transplante de fígado do Hospital Geral de Bonsucesso (HGB) foram convidados para participar, no próximo dia 01 de setembro, do Fórum de Saúde sobre Transplante Hepático. São eles: Dr. Marcelo Enne, médico-cirurgião, e a Dra. Lívia Frankenfeld Mendonça, pediatra da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Infantil. Promovido pelo Hospital Prontobaby, o evento acontecerá, às 16:00h, no Centro de Estudos da Unidade, que fica na rua Adolfo Mota, nº 52, na Tijuca.

O Fórum, cujo público alvo envolve toda a comunidade médica, tem por objetivo debater três momentos de um transplante: a doação do órgão, os procedimentos utilizados na cirurgia e os cuidados necessários durante o pós-operatório. "Neste evento teremos a oportunidade de divulgar o trabalho que realizamos", conta Dra. Lívia, que irá falar sobre as atividades que desenvolve na UTI. Segundo ela, os médicos da Unidade foram reconhecidos pela competência: "A equipe do HGB foi convidada para participar deste Fórum porque ela é pioneira em transplantes pediátricos", afirma.

O Hospital Geral de Bonsucesso é a única Unidade no estado do Rio de Janeiro com um programa específico para a área infantil. E em todo o Brasil, além do HGB, apenas o Hospital do Câncer de São Paulo e o Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba (PR), operam crianças com insuficiência hepática que tenham peso inferior a 10 quilos. Em um ano e cinco meses de funcionamento o Programa de Transplante Infantil do Hospital utilizou técnicas inéditas, tais como: pediátrico reduzido (no qual é retirado parte do órgão de um doador cadáver para um receptor infantil), o intervivos (utiliza-se parte do órgão de um doador vivo) e do monosegmento (no qual é usado um único segmento do fígado em um receptor infantil).

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
304750 visitantes