HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

12/15/2016

Cardiopediatria do HFB em Congresso



Por Fábio Borges

O Serviço de Cardiopediatria do Hospital Federal de Bonsucesso, capitaneado pela Dra Eliane Lucas, apresentou diversos trabalhos em congressos no Rio de Janeiro e Minas Gerais nos meses de outubro e novembro. Foras 5 apresentações aprovadas para o Congresso da CONSOPERJ – Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro – realizadas pelas médicas Dra. Liduína Rebouças, Dra. Fernanda Valle e Dra. Thamires Vieira, além da já citada chefe do Serviço.

“Um dos trabalhos de maior peso foi a estatística do nosso atendimento ambulatorial, com a catalogação de 4.180 crianças cardiopatas, das quais conseguimos selecionar quais são as patologias mais frequentes”, conta a cardiologista. Além de consolidar o HFB como referência no Estado do Rio de Janeiro no atendimento de gestantes de alto risco materno e infantil, a médica lembra ainda sobre a importância de se “verificar quais as prioridades e quais as doenças que nós devemos ser mais objetivos, já que elas têm maior demanda”, alerta.

Em outro estudo realizado pela equipe da Dra. Eliane Lucas, apresentado em congresso realizado no estado de Minas Gerais, foi apresentada a importância do exame de ecocardiograma fetal (ecofetal) em todas as gestantes. “O peso maior desse trabalho sobre os outros foi a evidência de uma anomalia ainda intraútero, que é a persistência de uma veia que deveria estar já completamente reduzida. Esta persistência foi detectada pelo ecofetal”, revela a médica.

Com todo esse trabalho de pesquisa, estudos, inovações e avanços no tratamento de crianças com cardiopatias, tornando o Hospital Federal de Bonsucesso uma referência e orgulho para a Rede Pública de Saúde, a Dra. Eliane Lucas faz questão de dedicar grande parte do êxito do seu trabalho e de toda sua equipe aos jovens e incansáveis residentes na busca por uma medicina com uma qualidade cada vez maior.

“Eu acho que qualquer serviço médico que recebe residentes não deve se contentar apenas com o atendimento assistencial, ou seja, que fiquem limitados à assistência, ao atendimento ambulatorial, ao paciente internado. Tem que haver uma carga horária que também envolve atividades teóricas, com aulas, e a formulação de trabalhos científicos. Com isso estimulamos os residentes e os staffs, para que colaborem também para a melhor compreensão dos tópicos da Medicina, para se estimular cada vez mais o estudo e o aprendizado constantes. Pois a Medicina não para, com suas novidades, com tecnologias cada vez mais inovadoras, e a participação em congressos e eventos científicos é parte essencial desse aperfeiçoamento”, completa a Dra. Eliane Lucas.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
304630 visitantes