HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

005/11/2017

Dia Mundial da Hipertensão



Por Fabiana Macabu

O Dia Mundial da Hipertensão é celebrado todos os anos em 17 de maio. O distúrbio, chamado popularmente de pressão alta, é definido como igual ou maior que 14 por 9. De acordo com estudo da Escola de Economia de Londres, do Instituto Karolinska na Suécia e da Universidade do Estado de Nova York, o número de hipertensos em países em desenvolvimento, como o Brasil, deverá crescer 80% até 2025.

A pressão aumenta por muitas razões, mas principalmente porque os vasos em que o sangue circula se contraem e ocorre um estreitamento. Atualmente no Brasil existem 17 milhões de hipertensos segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão.

Para prevenir a pressão alta é preciso que a população adquira alguns hábitos, que são saudáveis. O cardiologista dr. Ubiratan Rios, do Serviço de Cardiologia do HFB, alerta para os cuidados. “É preciso haver um monitoramento se já tem algum histórico familiar do distúrbio, alguma doença renal prévia e para mulher que teve hipertensão na gravidez. O mais importante é não fumar, controlar o peso, fazer atividades físicas, monitorar a Diabetes no caso de ser diabético e manter uma dieta restrita a sal”, destaca.

A redução de sal na dieta é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para melhorar a saúde da população. O consumo do produto recomendado pela OMS é de no máximo 5 gramas por dia.

A hipertensão arterial é o principal fator de risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Também pode ocorrer ataque cardíaco e AVC (acidente vascular cerebral), que existe uma grande possibilidade de levar a pessoa a óbito. O dr. Ubiratan recomenda aos hipertensos que tenham os mesmos hábitos que são feitos para prevenção da pressão alta. “Mas se estiver obeso ou com sobrepeso é necessário emagrecer, que pode ser feito através de dieta e atividade física também”, afirma.

A importância de proteger o coração no inverno

O inverno chega e muita gente se previne contra problemas respiratórios e alergias. Porém, várias pessoas desconhecem o risco de doenças circulatórias que a estação traz.

A temperatura baixa contribui com a vasoconstrição, que significa a contração dos vasos na superfície do corpo podendo provocar uma sobrecarga no sistema circulatório. Com o aumento de doenças respiratórias, o sistema cardiovascular também fica sobrecarregado. Assim, motiva o aumento do risco de infarto no miocárdio.

Idosos ou portadores de doença na artéria coronária estão mais propensos a infarto. Essa artéria é responsável pela chegada do oxigênio e outros nutrientes ao miocárdio.

É importante tomar a vacina contra a gripe, manter uma boa alimentação, ter o controle do peso e estar bem agasalhado nos dias de frio.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
304224 visitantes