HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

009/25/2017

Crianças desfilam pela paz no HFB



Texto e foto: Fábio Borges

Em comemoração ao Dia da Independência do Brasil (7 de setembro), as crianças da Creche Itália-Franco do Hospital Federal de Bonsucesso, promoveram um desfile emocionante no pátio da Unidade. Com uma adaptação da cantiga infantil “Marcha Soldado” (ver letra ao final do texto), eles marcharam pedindo amor e paz, cantando em uníssono os versos da canção. Os filhos dos funcionários estavam acompanhados de profissionais da creche, seus familiares e representantes do Exército, Marinha e Corpo de Bombeiros, que compareceram apoiar a iniciativa e participar do evento. “A ideia do desfile desse ano foi relacionada a um basta à violência, por conta de todas as notícias que a gente tem visto e as crianças acabam acompanhando. Nós convidamos alguns militares pais das crianças e outros do quartel em frente ao Hospital que se dispuseram a participar”, contou Ana Paula de Souza Gonçalves (na foto, à direita), pedagoga, técnica em assuntos educacionais e responsável pela Creche do HFB.

Um mês de atividades pela Paz

O tema da “Paz” não ficou restrito apenas ao desfile, que aconteceu no dia 06 de setembro. Durante todo o mês anterior, as crianças participaram de atividades relacionadas a uma sociedade mais fraterna. “A gente passou um mês em todas as atividades falando da Paz. A maior parte das atividades pedagógicas foi relacionada à Paz. Hoje foi o desfecho com o desfile, onde as crianças estavam caracterizadas foi muito bonito”, conta Ana Paula. “A gente está vendo muita criança vítima de bala perdida, muita criança vítima da violência, então nossa equipe trouxe o tema da Paz para o contexto da creche”, ilustrou a pedagoga.

A participação de representantes de instituições responsáveis pela segurança da população ilustrou bem o desfile, com grupos de crianças divididas em “batalhões” que representavam Exército, Marinha, Aeronáutica e o Corpo de Bombeiros. Cada grupamento trazia na frente um cartaz pedindo paz. Durante a marcha foram distribuídas ainda flores brancas feitas de papel para quem assistia ao desfile.

“A toda hora o sonho se renova”

Emocionado com o desfile das crianças, o cabo Felipe de Assis Silva Lima, do Centro de Preparações de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro, comemorou ao constatar que o sonho pela busca da paz e a confiança nas instituições ainda estão vivos. “O desfile foi excepcional. Alguns acham que esse sonho havia morrido na sociedade, mas não, a toda hora ele se renova e vemos isso aqui hoje”, celebrou o cabo. “Eu fico muito alegre com manifestações como esta porque, independente do que façam na vida, penso que nós devemos acreditar até o fim. E pelo que as crianças demonstraram hoje, eu fiquei realmente emocionado”, concluiu.

O Terceiro Sargento do Corpo de Fuzileiros Navais do 3º Batalhão de Infantaria na Ilha do Governador, Leandro de Oliveira, falou que "essa manifestação foi de grande valia, ao cultivar o senso de patriotismo dessas crianças desde pequenos. Percebi que as crianças ficaram bastante felizes. Foi um evento muito bem organizado e de grande vulto”, elogiou o sargento.

“Marcha Soldado” – letra/adaptação: Creche Itália Franco

“Somos crianças, marchamos pela paz, Pois essa violência não aguentamos mais. Nós queremos viver cercados de proteção, Então deixa o amor invadir seu coração. BRASIL!”.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
279373 visitantes