HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

009/008/2003

Novo ambulatório da Nefrologia já está em funcionamento



Já está em funcionamento o Ambulatório de Nefrologia e Transplante Renal Adalberto Miranda inaugurado em 28 de agosto. Com a mudança de local - o Serviço anteriormente funcionava junto com a ortopedia – para o prédio 3/2º andar, o atendimento se tornou mais rápido e melhor estruturado.

 

O ambulatório conta com cinco consultórios, cada qual com um computador; enfermaria; mobiliário novo; recepção para 30 usuários; banheiros; auditório com capacidade para 43 pessoas e um pequeno jardim de inverno. Além disso, todas as salas dispõem de aparelho de ar condicionado.

 

Dra. Deise Rosa De Boni de Carvalho, chefe do Serviço de Nefrologia do HGB esclareceu que com o novo local “há mais espaço e o atendimento se torna mais globalizado, já que a equipe multiprofissional (psicóloga, assistente social, médicos e enfermagem) também atende no ambulatório. Houve, ainda, ampliação do horário em duas horas, o que implica em melhor agendamento das consultas”. A médica ressaltou a melhor distribuição dos usuários do Serviço “os pacientes que necessitavam, por exemplo, de medicação injetável, já podem fazê-la aqui e não mais na clínica”.

 

Fundação fornece infra-estrutura

 

Os sete aparelhos de ar condicionado; a geladeira; o mobiliário composto por mesas, cadeiras, macas, cadeiras de roda e balança; os dois computadores e ainda, uma impressora foram fornecidos pela Fundação de Apoio à Saúde e Ensino Bonsucesso (FASEB).

 

Segundo o Serviço de Engenharia do HGB, o custo total da obra, que durou quase dois meses, foi de R$ 14,3 mil.  No novo ambulatório foram realizados: pinturas, colocação de pisos, portas e lavatórios, aplicação de insulfilm, reparos e troca de forros, recuperação do telhado e de divisórias, além de serem feitas novas instalações elétricas, hidráulicas, telefônicas e da rede de informática. O órgão também contratou duas técnicas de enfermagem para trabalharem no local.

 

Pacientes aprovam novo local

 

A mudança está sendo bem recebida pelos pacientes da Nefrologia. Gabriela Rocha, usuária há cinco anos do Serviço disse que “o atendimento está mais rápido, porque está mais bem distribuído entre os funcionários da equipe”. Já Carmem Maria Cristino, paciente há 12 anos, acrescentou que “não é mais tudo com os médicos, antes eles mesmos faziam tudo, até a marcação de consulta, e por isso, perdiam muito tempo”.

 

“O nome do novo Serviço foi escolhido em homenagem a um antigo usuário e que também colaborou com a equipe”, explicou Dra. Deise. Adalberto Miranda foi um dos pacientes que fez tratamento no HGB por mais de 20 anos. Era muito querido por todos e ajudava aos outros pacientes em suas conversas de estímulo à continuidade do tratamento.

Carmem Maria Miranda Pimenta, irmã do homenageado, e a tia, Arlete da Cruz Miranda, presentes na inauguração, ficaram agradecidas com a homenagem. “Se estivesse vivo, ficaria emocionado. Não esperávamos isto. Adalberto sempre falou bem daqui”, declarou Arlete. Adalberto morreu em 2002, com 43 anos.

 

O Ambulatório de Nefrologia e Transplante Renal Adalberto Miranda funciona no prédio 3/2º andar, no horário de 8:00h às 18:00h.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
349958 visitantes