HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

003/28/2018

Crescendo e Aprendendo na América Latina



O Ministério da Saúde do Brasil, em parceria com os 6 hospitais de excelência do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), lançou nos dias 11-13 de dezembro uma iniciativa inédita para reduzir em > 50% as infecções relacionadas a assistência à saúde (IRAS), em até 120 UTI’s de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil. A Colaborativa PROADI-SUS pretende alavancar a metodologia Breakthrough Series do IHI e as ferramentas da ciência da melhoria para acelerar a transferência de conhecimento sobre melhores práticas para redução de IRAS, entre os seis hospitais de excelência do Brasil e os 120 hospitais públicos participantes. Os seis hospitais de excelência do Brasil (Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital do Coração, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento, Beneficência Portuguesa e Hospital Sírio Libanês) funcionaram como Hubs da Colaborativa, cada um responsável por orientar as atividades de melhoria de 20 hospitais públicos.

A Colaborativa visa um processo de 36 meses o qual será executado em duas fases de 18 meses. A primeira fase (dezembro de 2017 até abril de 2019) iniciou as atividades colaborativas com uma grande Sessão de Aprendizagem Presencial (SAP) em São Paulo nos dias 11 a 13 de dezembro de 2017, e contou com a presença e participação de mais de 700 profissionais de saúde, dirigentes e secretários de saúde. Estamos muito entusiasmados com o potencial desta iniciativa, que tem potencial para transformar de forma significativa o atual paradigma de saúde Brasileiro alavancando a riqueza de conhecimento existente em prol dos pacientes mais vulneráveis.

O Programa Parto Adequado (PPA) continua avançando em sua segunda fase de ampliação e disseminação, colaborando com equipes de melhoria em 135 hospitais e maternidades do Brasil que querem melhorar a experiência do parto no Brasil. Esta iniciativa organizada pela ANS, o Ministério da Saúde, o Hospital Israelita Albert Einstein, e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), conta hoje com o apoio técnico da FEBRASGO e ABENFO, e o patrocínio financeiro da MSD Brasil. Além dos entes organizadores e patrocinadores, o PPA também conta com o esforço incansável de 11 Hospitais Hubs, com equipes altamente capacitadas para conduzir iniciativas de melhoria. Estas equipes Hubs participaram de forma bem-sucedida da fase 1 do PPA, e hoje são responsáveis por orientar as atividades de melhoria dos aproximadamente 100 hospitais e maternidades que se juntaram ao PPA em maio de 2017.

Durante os últimos meses deste ano, ficamos muito entusiasmados com alguns destaques de hospitais que estão demonstrando um tremendo compromisso com o desenvolvimento efetivo deste crescente movimento. O Hospital Teresa de Lisieux por exemplo, um dos Hubs do PPA, tem demonstrado uma liderança admirável ao desenvolver a campanha que compartilhamos com vocês nas imagens abaixo. Sigam acompanhando o PPA via a página oficial do Parto Adequado no site da ANS aqui.

O Hospital do Coração (HCOR) e o IHI concluíram em outubro uma colaboração muito bem-sucedida em prol do sistema de saúde público do Brasil. Esta colaboração foi realizada no formato do Programa de Segurança do Paciente na Pratica do IHI, em parceria com a equipe de qualidade do HCor, desenvolvendo as capacidades de melhoria de aproximadamente 100 profissionais de saúde de 11 hospitais públicos (vinculado aos programas QUALITI e Boas Práticas em Cardiologia) e conseguindo atingir resultados espetaculares em um curto período de tempo.

Um dos objetivos desta colaboração era reduzir em 30% os danos relacionados ao uso de medicamentos de alta vigilância. Entre os 11 hospitais participantes, 5 hospitais atingiram o objetivo e os restantes estão caminhando rumo aos 30% dentro dos próximos 6 meses.

Voltar

21/04/2019 - INAUGURAÇÃO DE SERVIÇO

21/04/2019 - COLOCAÇÃO DE PRÓTESE FONATÓRIA

21/04/2019 - DIA DO OBSTETRA

21/04/2019 - AÇÃO INTEGRADA PARA HOSPITAIS FEDERAIS

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
337058 visitantes