HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

006/006/2018

Humanização da ambiência



Por Danielle Fernandes

A Creche Itália Franco do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) entra em reformas para melhorias do espaço, acessibilidade e segurança das crianças. A reestruturação física mais importante será a mudança da turma CRESCER I (antigo Berçário I) para o térreo, com reforma completa no banheiro para receber as cubas (banheiras). A responsável-técnica da Creche, Ana Paula Gonçalves explica a importância da obra: “além de um ambiente mais bonito, é essencial a mudança de logística interna para segurança dos bebês ficarem no térreo da Creche. Historicamente, a Creche não passa por reformas grandes há muito tempo. Essa obra e estudo arquitetônico são importantes para oferecer um melhor ambiente para as crianças”.

Estão previstas na obra: reforma dos banheiros e cozinha, troca dos armários das salas, conserto de grades na área externa do parquinho e estudo arquitetônico para melhor aproveitamento de espaços. O objetivo é construir um espaço educativo que estimule a autonomia das crianças. A Creche atende os filhos dos profissionais e conta atualmente com69 crianças, entre 6 meses e 3 anos e 11 meses de idade, assistidas por uma equipe multiprofissional formada por auxiliar de Creche, psicóloga, pedagoga, técnica de enfermagem, nutricionista, assistente social e estagiários. “A Creche é muito importante para os funcionários que trabalham no HFB e precisam de um local para cuidado de seu filho. Ao visitá-la percebi que necessitava de reformas para melhorar o ambiente para acolhimento das crianças. Isso de certa forma é uma valorização do trabalhador, que atua de forma mais tranquila sabendo que seu filho está seguro”, destaca Luana Camargo, diretora-geral do HFB.

A Coordenadora de Gestão de Pessoas do HFB, Michelle Mael destaca a importância da iniciativa: “A Creche é um diferencial para o trabalhador do HFB que vem trabalhar sabendo que tem um ambiente preparado para seu filho, além de poder acompanhar de perto o desenvolvimento dele. Essa reforma traz ainda mais conforto, segurança e será mais funcional. Os profissionais falam muito bem da Creche e queremos melhorá-la cada vez mais”. Para as mães, as mudanças são muito esperadas: “Os pais pedem por melhorias na Creche há muito tempo. Ela fica localizada em um prédio com estrutura antiga e isso nos preocupa. O trabalho pedagógico da Creche é maravilhoso, mas o espaço físico não. Fico feliz de saber que a Coordenação de Gestão de Pessoas e a Direção-Geral do Hospital estão mobilizadas para investir em melhorias do setor, com estrutura física adequada, mais atrativa e segura para as crianças. Sou apaixonada pela Creche e me sinto mais tranquila sabendo que minha filha está perto do meu local de trabalho”, conta a servidora GuimarBrazão, mãe de Guilhermina de 3 anos.

Conheça mais sobre a Creche

A Creche do HFB existe há 24 anos e é um benefício para os servidores. Atendem, crianças de 6 meses até completar 4 anos de idade. Atua com projetos pedagógicos voltados ao estímulo e respeito dos aspectos cognitivos, emocionais e afetivos, tendo como base, especialmente, o entendimento de que o brincar, sendo intrínseco à criança, é fundamental para o desenvolvimento de sua personalidade, sua saúde e relações sociais.São quatro turmas: Crescer I – refere-se ao berçário I, Crescer II – refere-se ao berçário II, Descobrir I – refere-se ao maternal I e Descobrir II – refere-se ao maternal II.Para 2018 o projeto pedagógico tem como tema “Criança Cidadã”, cujo objetivo principal é proporcionar atividades que estimulem à criança a reconhecer a si como indivíduo em constante relação com outros, estimulando o respeito à diversidade. O projeto baseia-se em quatro pilares da educação, sendo cada um contemplado em um trimestre: Identidade, Sustentabilidade, Diversidade e Cidadania.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
349848 visitantes