HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

009/11/2003

HGB inaugura novo Centro de Diagnóstico por Imagem



O Hospital Geral de Bonsucesso (HGB) irá inaugurar, no dia 12 de setembro, o novo Centro de Diagnóstico por Imagem Dr. Júlio Pires Magalhães, que deverá se tornar um dos maiores pólos de realização de exames do Rio de Janeiro. A solenidade será realizada às 15:30h, no próprio setor, que fica localizado no térreo do Prédio 1, e contará com a presença do Ministro da Saúde, Dr. Humberto Costa, e do Secretário de Atenção à Saúde, Dr. Jorge Solla, entre outras autoridades da área de saúde.

Com a inauguração, também está sendo proposto pelo HGB estabelecer uma parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde do Rio de Janeiro para tornar a Unidade referência para exames de imagem para todo o estado. A Unidade pretende aumentar a oferta anual de 80 mil exames radiológicos e quadruplicar a produção de exames de radiologia intervencionista – cardiológica e não cardiológica –, em uma região com mais de 8 milhões de habitantes.

As mudanças no setor compreenderam obras de reestruturação em toda sua área física e investimentos em sua infra-estrutura tecnológica. Os serviços de Radiologia e Hemodinâmica, que compõem o Centro, contarão com os mais modernos equipamentos para exames de imagem – adquiridos através do Programa de Reequipamento Hospitalar do Ministério da Saúde – e com novo mobiliário, que dará mais conforto aos pacientes. A revitalização do setor abrangeu desde a troca do piso e das instalações elétricas, hidráulicas e de refrigeração; até a instalação de dois novos transformadores e dois geradores, para garantir o fornecimento de energia 24 horas. A nova estrutura irá melhorar a qualidade do atendimento, com mais agilidade e segurança.

Mamógrafo permite atenção integral à mulher no HGB

Os novos equipamentos possibilitarão, entre outros benefícios, a redução do tempo de exame e de internação, e também, a diminuição dos custos no diagnóstico. A aquisição do mamógrafo, por exemplo, vem atender a uma necessidade de aumento dessa oferta na rede publica de saúde. O Hospital, que antes não oferecia este exame, agora poderá prestar atenção integral à saúde da mulher. Os pacientes poderão contar, também, na Radiologia, com um ultra-som com doppler colorido, sete aparelhos de raios-X transportáveis, um aparelho de raios-X para utilização durante cirurgias e duas mesas telecomandadas (para exames da área gastrointestinal, urológica, do pâncreas, entre outras). Já a Hemodinâmica terá um angiógrafo de subtração digital (realiza exames de arteriografia e angioplastia, por exemplo), cujo modelo é o mais moderno da América Latina.

Outra mudança foi a implantação de um programa de proteção radiológica - lançado no I Seminário de Proteção Radiológica do HGB, no dia 10 de setembro - , e a adequação do setor à portaria 453/98 do Ministério da Saúde, que trata das Diretrizes Básicas de Proteção Radiológica. Entre os investimentos na área, pode-se destacar a colocação de vidros e portas plumbíferos (que contém chumbo) e luzes de aviso nas portas das novas salas de exames. Com isso, os pacientes e profissionais terão maior proteção contra a radiação excessiva.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
349087 visitantes