HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

004/21/2019

DIA DO OBSTETRA



O Dia do Obstetra, comemorado em 12 de abril, remete sobre a importância do acompanhamento médico durante toda a gestação. A realização do pré-natal, a escolha de um profissional de confiança e o local onde a grávida dará a luz são fatores primordiais para que o período de gestação seja tranquilo e sem maiores preocupações. Porém, existem pacientes que exigem um maior cuidado quanto a sua saúde e a do bebê. Algumas dessas pacientes podem ter problemas que vão desde uma hipertensão arterial, câncer, diabetes, transplantados, entre outras patologias que podem ser prejudiciais durante o processo de gestação.

Neste sentido, o Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) é uma importante referência para pacientes de alto risco durante a gestação. Só no ano de 2018, foram feitos mais de 13.061 atendimentos e 2.343 nascimentos. Contando com 57 profissionais de obstetrícia, entre plantonistas, diaristas, ultrassonografistas e pré-natalistas. “A maternidade do HFB possui todas as demandas que são exigidas para atender pacientes de alto risco, onde além da nossa equipe de obstetras, temos também outros especialistas de diferentes áreas para atender as características patológicas de cada paciente”, destaca o Dr. Moyses Rechtman, chefe da Divisão do Centro de Atendimento à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. Dos atendimentos recebidos pela maternidade do HFB, 40% são oriundos do projeto Cegonha Carioca, da Prefeitura do Rio de Janeiro, onde possui um convênio com cinco maternidades municipais e além das demandas espontâneas que vem atender áreas que não possuem maternidades, como nos casos do Complexo da Maré, do Alemão e de Manguinhos. Nestas situações, as pacientes que chegam não tem, necessariamente, algum tipo de risco elevado durante a gestação.

De acordo com o Dr. Rechtman, os atendimentos de Pré-Natal contemplam 90 consultas de primeira vez por mês e 300 consultas periódicas para pacientes de alto risco. Pelas estatísticas do HFB, 95% dos pacientes que fazem o Pré-Natal na maternidade do HFB também fazem o parto na mesma. Esses dados mostram um importante grau de adesão e de confiança que estas pacientes têm para com o hospital. Sobre os partos com pacientes de alto risco, vale destacar que 40% são feitas de cesarianas e 60% são de parto natural. Estes dados mostram a importância do papel do profissional de obstetrícia em preservar um alto nível de atendimento, além de conseguir servir a uma demanda bastante elevada de pacientes e assim, produzir ótimos resultados. Um grande exemplo de dedicação ao trabalho realizado na maternidade do HFB é da Dra. Gilaine Campagnolo S. de Barros.

PERFIL: Gilaine Campagnolo S. de Barros

Trabalhando há mais de 23 anos no HFB, a Dra. Gilaine Campagnolo S. de Barros fala um pouco sobre a sua trajetória na profissão e como a paixão pela obstetrícia foi importante para sua atuação. “Eu decidi pela obstetrícia muito jovem ainda, quase quando criança. Eu fazia os partos dos bichos que viviam na minha casa. Isso me encantava em ver o nascimento dos animais. Já na minha fase adulta, fiz a faculdade de medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora. Vou fazer 30 anos de formada na área de obstetrícia”, relata a obstetra. Dra. Gilaine define sua paixão pela profissão: “Eu gosto muito da obstetrícia. Gosto desse contato humano, de auxiliar as mães pacientes a parirem seus filhos. É um trabalho extremamente prazeroso e o hospital é a minha segunda casa, onde eu tenho muitos amigos e o contato direto com os pacientes e de ver e ajudar essas mães a zelarem pela saúde de seus bebês é muito gratificante”.

Voltar

15/05/2019 - DIA DO ASSISTENTE SOCIAL

10/05/2019 - DIA INTERNACIONAL DA ENFERMAGEM

07/05/2019 - HIGIENE DAS MÃOS

03/05/2019 - SEGURANÇA DO PACIENTE

03/05/2019 - PREVENÇÃO À HIPERTENSÃO ARTERIAL

21/04/2019 - DIA DO OBSTETRA

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
296127 visitantes