HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

004/21/2019

INAUGURAÇÃO DE SERVIÇO



Texto e foto: Danielle Fernandes

O Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) realizou inauguração, em 22 de março, das novas instalações do Serviço de Cabeça e Pescoço, que engloba um Centro Cirúrgico próprio com capacidade de duas salas cirúrgicas e enfermarias com 8 leitos, que passaram por obras de melhoria de infraestrutura, oferecendo um ambiente mais confortável e humanizado. O setor passa a se chamar Serviço de Broncoesofagolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço Dr. Flávio Aprigliano e a área cirúrgica será Centro Cirúrgico Dr. Luiz Fernando Pires de Mello, sendo este último um antigo chefe do setor. “Sinto-me privilegiado de ser homenageado em vida. Trabalhei 44 anos no HFB e dediquei minha vida a este Serviço. Fico feliz de ver os pacientes tendo a fala reabilitada após passarem pelo câncer”, resume Dr. Luiz Fernando.

A chefe do setor, Dra. Luzia Abrão el Hadj, explica que a ideia era fazer uma inauguração trabalhando. “Decidimos fazer um mutirão de 10 cirurgias de colocação de prótese fonatória para reabilitar a fala de pacientes que passaram por laringectomia total, após câncer de laringe. E também tivemos a ideia de homenagear dois profissionais conceituados na área como forma de agradecimento por todo conhecimento transmitido a todos nós”.

Durante a cerimônia de inauguração, o médico do setor e filho do homenageado presente, Dr. Paulo Pires de Mello leu um discurso que emocionou a todos, que pode ser conferido abaixo.

DISCURSO DR. PAULO PIRES DE MELLO - CARTA AOS AMIGOS DE BONSUCESSO

Bom dia pessoal. Estava eu em São Paulo, talvez em 2013 em um curso de tireóide da USP quando de repente, antes do início das aulas, os professores mais jovens e residentes da cabeça e pescoço de lá começaram uma linda homenagem ao professor Lenine, titular de lá. Pensando com os meus botões e numa rápida auto-crítica me perguntei: por que não fazemos o mesmo em Bonsucesso? Será que não tem gente que mereça?

Pois é! Este dia chegou felizmente, antes tarde do que nunca. E para evitar o discurso improvisado e algumas falhas de memória preferi escrever do que discursar. Nada mais do que justo o nosso serviço se chamar Dr Flavio Aprigliano. O grande mentor de tudo isso aqui. Nome respeitado em todo o mundo da antiga broncoesofagolaringologia, foi ele o fundador da nossa tão querida “bronco”, hoje também cirurgia de cabeça e pescoço. Graças a ele, estamos de pé hoje com muita bravura, ainda que os tempos tenham mudado e muito. Aposentado em 1989, saiu na expulsória (vejam como nossa legislação é ingrata), teve que deixar o Hospital ainda muito lúcido com 70 anos. Correto como sempre foi, embora com o filho trabalhando no serviço, deixou de forma justa e ética em seu lugar o Dr. Luiz Fernando Pires de Mello (que os colegas, alguns é claro, chamam de papai uma vez que felizmente ele é meu pai).

E assim, vem à segunda justa homenagem do dia. O centro cirúrgico chamar-se Dr. Luiz Fernando Pires de Mello, chefe do serviço de 1989 até 2007. Um chefe exemplar, trabalhador, exímio cirurgião das cirurgias parciais do câncer de laringe e das estenoses laringotraqueais. Essa homenagem é mais do que merecida. Graças a ele que o serviço está de pé e resiste à crise do sistema. Se hoje somos uma realidade enquanto serviço é porque ele ajudou a nos formar técnica e porque não eticamente.

Seria injusto se não falasse também de pessoas muito queridas que trabalharam em Bonsucesso. Os falecidos Guilherme Milward (um endoscopista pediátrico sem igual e um cirurgião de cabeça e pescoço maravilhoso), a enfermeira Zelia (também falecida) que zelava de forma tão carinhosa pela nossa enfermaria. E como não lembrar do Dr. Octavio (Tatá para os íntimos) que nos ensinou de uma forma peculiar os passos da esofagoscopia rígida (dizia naquele tom ameaçador: “vai!!!! Empurra esse esofagoscópio, deixa de ser cagão!!!!”).

Bem, minha carinhosa menção também ao Dr Marcelo Lodi, um cara que pegou na nossa mão várias vezes e nos ensinou muito. Era ele que falava com aquele jeito peculiar a célebre frase “Leva o dedo Paulo!!! Leva o dedo João !!! Na hora de dar os nós na cirurgia. E por fim, a nossa atual chefe Luzia que muito trouxe ao serviço com a sua forma trabalhadora (por vezes barulhenta é verdade), mas sempre na vanguarda da cirurgia. Quantas vezes ela me ligou e falou: “Paulo, olha essa cirurgia no Youtube e vamos fazer amanhã!!!” E dava certo, parabéns Luzia e obrigado pela iniciativa.

E assim caminha a humanidade. Se um homem sem passado e sem memória é um homem sem gratidão e sem futuro, o nosso serviço tem futuro garantido, pois só temos que dizer a vocês que fizeram e que fazem parte da nossa querida bronco um MUITO OBRIGADO. Que venham mais 50 anos!!!

Voltar

15/05/2019 - DIA DO ASSISTENTE SOCIAL

10/05/2019 - DIA INTERNACIONAL DA ENFERMAGEM

07/05/2019 - HIGIENE DAS MÃOS

03/05/2019 - SEGURANÇA DO PACIENTE

03/05/2019 - PREVENÇÃO À HIPERTENSÃO ARTERIAL

21/04/2019 - DIA DO OBSTETRA

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
296166 visitantes