HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

004/21/2019

AÇÃO INTEGRADA PARA HOSPITAIS FEDERAIS



O Governo Federal, através da Secretaria de Modernização do Estado (Secretaria-Geral da Presidência da República) e do Ministério da Saúde, iniciou no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) projeto para análise da situação de atendimento e gestão nos hospitais federais. A medida faz parte de uma ação integrada de apoio a essas unidades localizadas no Rio de Janeiro (RJ). O objetivo será qualificar essas unidades, tornando-as mais ágeis, acessíveis e alinhadas às boas práticas e aos padrões de qualidade e segurança dos pacientes. Serão três etapas de trabalho: diagnóstico de cada unidade, produção de estratégia de gestão e início da implementação do plano de atuação.

No dia 28 de fevereiro, a equipe que está atuando como consultores no HFB foi apresentada aos funcionários da Unidade pela Sra. Márcia Amorim, secretária especial de Modernização do Estado e Dr. Marcelo Muniz Lamberti, diretor do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH) do Rio de Janeiro, acompanhados do Dr Luiz Augusto Vianna da Coordenação Geral de Assistência do DGH e Dr. Paulo Cotrim, diretor-substituto do HFB.

Dr. Marcelo Lambert afirmou que “vê neste projeto a oportunidade de apoio incondicional do Ministério da Saúde, da Secretaria Geral da Presidência da República e do DGH, uma ação muito eficaz para que nós possamos prestar o melhor serviço para o nosso cliente externo e valorizando o nosso cliente interno (nossos funcionários)”. Dr. Cotrim resumiu o significado do encontro: “Esses profissionais darão apoio à gestão para que o fluxo do nosso hospital se torne mais eficiente e eficaz. Temos que participar, com bastante harmonia, a introdução desses colegas que estarão aqui para construir com transparência, com verdade, com respeito e responsabilidade na missão de qualificar o HFB. Todos estão unidos neste objetivo”.

Dr. Luiz Augusto Vianna explicou que “essas iniciativas englobam ações na área de logística, na área de estrutura predial, na área de modernização administrativa, de governança administrativa e na área de recursos humanos. Essa é um investimento grande do governo federal que, até onde eu me recordo, nunca aconteceu. Então a ideia é auxiliar para que o hospital melhore e a gente volte a ter hospitais federais como referência em toda a cidade”.

A representante da Presidência da República, Sra. Márcia Amorim se apresentou e explicou a função da Secretaria de Modernização do Estado, informando que trabalha junto com o Ministro-Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, general Floriano Peixoto. A missão da área é assegurar que campanhas de Governo e projetos da Presidência da República, que estejam vinculados à modernização do Estado, sejam implementadas e transformem-se em resultados para o cidadão. “A pretensão foi começar a modernização do Ministério de dentro pra fora, dando o exemplo, e teríamos que começar pelo Ministério da Saúde, que tem maior impacto na vida do cidadão. Exatamente porque sabemos da situação que o Brasil vive nesta área. Então vamos atuar nos hospitais federais que estão sob a nossa gestão. E foi assim que nós chegamos, em janeiro, nos seis hospitais federais do Rio de Janeiro, com a intenção de oferecer uma ação integrada, uma contribuição para resgatar a vocação do Hospital Federal de Bonsucesso”. Em seu discurso, que emocionou a todos, explicou como funcionará: “eu queria dizer para vocês que antes de ser secretária, eu sou cidadã e sou carioca. Estudei em escola pública e não tive plano de assistência médica até pouco tempo. Me tratei em hospitais públicos do Rio. Então, particularmente é uma oportunidade de contribuir para ter um Brasil melhor. Estamos trazendo o que há de melhor no Brasil: os hospitais de excelência na parte de gestão clínica para implementar melhorias. São os hospitais Albert Einstein, Sírio Libanês, Hospital do Coração, Moinhos de Vento e Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Acho importante esse compartilhar de conhecimento. Também estamos trazendo consultores com experiência na área Administrativa nas Forças Armadas, para entender a realidade de cada setor, como Almoxarifado, Farmácia, Suprimentos, Administrativo, Contratos. E não estamos falando de investimento financeiro só, mas investimento de melhoria de processo de trabalho, de governança para prestação de serviço ainda de mais qualidade”, concluiu.

Voltar

15/05/2019 - DIA DO ASSISTENTE SOCIAL

10/05/2019 - DIA INTERNACIONAL DA ENFERMAGEM

07/05/2019 - HIGIENE DAS MÃOS

03/05/2019 - SEGURANÇA DO PACIENTE

03/05/2019 - PREVENÇÃO À HIPERTENSÃO ARTERIAL

21/04/2019 - DIA DO OBSTETRA

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
296184 visitantes