HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

009/17/2003

Iniciada a III Semana de Nutrição do HGB



Nesta quarta-feira, teve início a III Semana de Nutrição do Hospital Geral de Bonsucesso (HGB), realizada no auditório do Centro de Atenção à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (Prédio 2/ 6º andar). O encontro contou com a presença de cerca de 150 pessoas, entre universitários e profissionais do HGB e de outras instituições. Entre os temas abordados estão: doenças metabólicas, doenças hepáticas e renais, formas de tratamento e terapia nutricional, entre outros. "A realização deste evento no HGB é uma oportunidade para os profissionais da Unidade terem contato com especialistas da área e, também, divulgar os trabalhos desenvolvidos no Hospital", define Wânia Damaceno, chefe do Serviço de Nutrição do HGB.

No primeiro dia, foram realizadas palestras ministradas por especialistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE). Na quinta-feira (18/09), último dia do evento, os seguintes temas serão abordados: "Nutrição nos transplantes hepático e renal", "Nutrição na Síndrome Plurimetabólica" e "Contagem de carboidratos" - novo métodos para o tratamento de pacientes diabéticos que usam insulina.

"A Nutrição vem alcançando grandes espaços no HGB. A inauguração da Unidade de Manipulação Asséptica, em janeiro de 2003, é um exemplo. O setor passou por obras de adequação aos critérios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o que possibilitou o alcance dos parâmetros de segurança para manipulação de dietas enterais e leites infantis no HGB", comemorou Wânia.

Primeiro dia do Encontro

A abertura do evento contou com a presença da nutricionista e responsável pelo Serviço de Hotelaria, Ruth Feijão, representando o diretor-geral da Unidade, Dr. Victor Grabois; a diretora-presidente da Fundação de Apoio à Saúde e Ensino Bonsucesso (FASEB), Dra. Sandra Azevedo; a chefe do Serviço de Nutrição e coordenadora do encontro, Dra. Wania Guimarães Damaceno e do responsável pela Direção de Ensino e Pesquisa, Dr. José Manoel da Silva Gomes Martinho.

Segundo Wânia, "o destaque deste dia foi a participação da Dra. Yara Baxter e Dr. Antonio Cláudio Duarte, profissionais importantes da área". Dra. Baxter é doutora pela SBNPE e Dr. Duarte, professor adjunto de Semiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ. No encontro, os conferencistas abordaram o tema "Semiologia e Terapêutica Imunológica Nutricional".

Ainda no primeiro dia, foram destacadas as principais condutas nutricionais realizadas no Serviço de Pediatria do Hospital nas palestras "Intervenção Nutricional em Lactentes Hospitalizados no HGB" ministrada pela Dra. Juliana Seixas; e "Resultado da Intervenção Nutricional em Lactentes no HGB" pela Dra. Márcia Cristina de Lima.

Segundo dia de evento

Na quinta-feira, haverá uma mesa-redonda com a discussão do tema "Grandes Enfoques em Nutrição Clínica", com a participação da médica e nutricionista, Dra. Nelzir Trindade Reis, como moderadora. Já a nutricionista do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Dra. Márcia Simas, será a palestrante do tema "Nutrição no transplante renal", e a coordenadora do Programa de Diabetes e médica do Setor de Endocrinologia do HGB, Drª. Neuza Braga apresentará a palestra "Síndrome Plurimetabólica" - que consiste em discutir o melhor tratamento nutricional de pacientes obesos e diabéticos. Dra. Nelzir também irá abordar a "Interação Fármaco-Nutriente na Síndrome Plurimetabólica em Transplante Hepático e Renal" - tema importante para a equipe de transplantes do Hospital, já que a Unidade tem se destacado na realização de cirurgias inéditas na área.

A palestra de encerramento será "Contagem de Carboidratos: estratégia no manejo nutricional dos Diabetes", ministrada pela nutricionista e membro do Programa de Diabetes do Hospital Universitário Antônio Pedro, Drª. Marlene Merino Alvarez, que irá apresentar a nova metodologia à equipe de nutricionistas e médicos envolvidos no tratamento do paciente diabético na Unidade.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
304177 visitantes