HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

009/24/2003

Farmacovigilância e você



A responsável pelo Serviço de Gerência de Risco e de Tecnologia do Hospital, Dra. Rosângela Facadio, promoveu a palestra "Farmacovigilância e você". O objetivo foi alertar os profissionais de saúde que trabalham com medicamentos sobre o seu bom uso. O evento, realizado no dia 19 de setembro, no Centro de Atenção à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (Prédio 2/ 6° andar), contou com as presenças do Dr. Cláudio Rodrigues Vasconcelos – professor de Farmacologia da Universidade Estácio de Sá (Unesa) – e do residente Tiago Rodrigues.

Dra. Rosângela iniciou o encontro apresentando o Serviço, e falando sobre a implementação do projeto Hospital Sentinela da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), no HGB. A médica ressaltou a importância dos profissionais na avaliação, acompanhamento e desenvolvimento dos medicamentos nos pacientes. Dra. Rosângela relatou que "as notificações que chegam à Anvisa não têm padronização nem estrutura específica para resposta". No Hospital, a Gerência de Risco centraliza as informações e cuida para que sejam confiáveis e repassadas à Anvisa.

O segundo palestrante, o farmacologista Dr. Cláudio, observou que "não basta ter o conhecimento técnico-científico sobre os medicamentos, mas principalmente a consciência da responsabilidade de quem usa o fármaco e de quem o prescreve". Na sua palestra, Dr. Cláudio também apresentou o "Farmacodicas", um mural elaborado por profissionais do HGB e da Unesa em que constam três colunas: "Você sabia?"; "Informe Anvisa" e "Onde está o erro?".

No "Você sabia?", o leitor será informado sobre o lançamento de algum fármaco, através de uma linguagem clara e objetiva; já no "Informe Anvisa", o enfoque será o cuidado e o alerta que se deve ter com o produto; e na coluna "Onde está o erro?", o profissional irá avaliar um caso hipotético e identificar o erro relacionado à aplicação de um medicamento. O mural ficará exposto no saguão do Serviço de Radiologia e será renovado a cada 30 dias, após a discussão do caso e a apresentação das propostas formuladas, que serão realizadas na última sexta-feira de cada mês, às 12:00h, no auditório do Serviço (Prédio 1/térreo).

Encerrando a palestra, o residente Tiago falou, entre outros temas, sobre o ciclo do medicamento e a responsabilidade dos profissionais de saúde que cuidam da armazenagem, prescrição e administração correta dos fármacos. Tiago também alertou sobre as interações adversas dos medicamentos que podem agravar doenças.

Segundo informou Dra. Rosângela, está previsto para novembro, um grande encontro com representantes da Anvisa, da Associação Brasileira de Farmácia, do Conselho Regional de Farmácia e de outros conselhos no HGB. Qualquer informação pode ser obtida na Gerência de Risco, que funciona no prédio 4/ 6º andar, através do telefone 2560-7160.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
279567 visitantes